Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8337
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Podcasts: desafios e potencialidades de uso no ensino de língua inglesa na educação básica da escola na rede pública à luz das múltiplas inteligências |
Título(s) alternativo(s): | Podcasts: challenges and potential use in teaching English in basic education in public schools in light of multiple intelligences |
Autor(es): | Silva, Silmara Ferreira da |
Primeiro Orientador: | Pitombeira, Cátia Veneziano |
metadata.dc.contributor.referee1: | Makiyama, Simone |
metadata.dc.contributor.referee2: | Tibana, Adriana Lopes Lisboa |
Resumo: | Diante de um mundo globalizado e da pandemia causada pela COVID-19 nos anos 2020-2021, os modelos de ensino tiveram de ser modificados abruptamente. Dentre as mais variadas formas de ensinar, aspectos identitários como o contexto sociocultural, inteligências múltiplas e acesso à tecnologia, trouxeram uma certa emergência na modernização do modelo de ensino-aprendizagem tradicional que vinha/vem, normalmente, sendo empregado nas salas de aulas. O presente artigo apresenta uma proposta de aula de língua inglesa para a educação básica da rede pública sob a perspectiva de Multiletramentos e das Múltiplas Inteligências, aprofundando-se no uso de um recurso em especial: o podcast. Utilizando uma metodologia qualitativa a partir de levantamentos bibliográficos, o artigo se dispõe a navegar por um universo de possibilidades do uso de podcast em sala de aula, propondo um plano para introdução desse recurso e estratégias de avaliação. Através da argumentação, conclui-se que o podcast é versátil, simples e muito rico, conseguindo adaptar-se aos mais diversos gostos, e abrangendo as diversas habilidades de uma língua. |
Abstract: | Due to globalization and the pandemic caused by COVID-19 in the years 2020-2021, teaching models had to be abruptly changed. The existence of multiple ways of teaching, aspects such as the sociocultural context, multiple intelligences and access to technology, brought a certain emergence in the modernization of the traditional teaching- learning model that was/has been often used in classrooms. This article presents a proposal for an English Class in a Public High School from the perspective of Multiliteracies and Multiple Intelligences, deepening the use of a special resource: the podcast. Using a qualitative methodology based on bibliographic surveys, the article is willing to navigate through a universe of possibilities for the use of podcasts in the classroom, proposing a lesson plan for introducing this resource and an assessment approach. Through argumentation, it is concluded that the podcast is a versatile, simple and rich tool. It manages to adapt to the most diverse styles, and covers the multiple skills of a language. |
Palavras-chave: | Modelos de ensino Multiletramento Podcast Teaching Models Multiliteracy Podcast |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Inglês) |
Citação: | SILVA, Silmara Ferreira da. Podcasts: desafios e potencialidades de uso no ensino de língua inglesa na educação básica da escola na rede pública à luz das múltiplas inteligências. 2022. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8337 |
Data do documento: | 27-set-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Podcasts: desafios e potencialidades de uso no ensino de língua inglesa na educação básica da escola na rede pública à luz das múltiplas inteligências | 389.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.