00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8233
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de sentimentos em narrativas de gestores educacionais com ênfase no IDEB
Título(s) alternativo(s): Analysis of feelings in narratives of educational managers with emphasis on IDEB
Autor(es): Batista, Samuel Feitosa
Primeiro Orientador: Freitas Júnior, Olival de Gusmão
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rodrigues, Wanderson Rubian Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Néo, Giseldo da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Pimentel, Bruno Almeida
Resumo: No presente trabalho foi analisado a taxa de aprovação de alunos nas escolas públicas municipais de Maceió. O trabalho tem como objetivo principal analisar de que forma a opinião dos gestores escolares se correlaciona com essa taxa de aprovação através da Análise de Sentimentos. A Taxa de aprovação e o índice de evasão escolar comprovado pelo censo da educação básica publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) nos últimos anos, foi objeto de motivação da pesquisa. Este trabalho apresenta uma abordagem de análise de sentimentos que começa na coleta de opiniões através de um questionário aplicado a 12 gestores de escolas públicas municipais de Maceió. A pesquisa caracteriza-se como exploratória com abordagem quantitativa. Após a coleta de dados fazendo uso de técnicas de analises estatísticas a hipótese levantada foi testada e verificou-se uma correlação linear negativa para os dados apresentados, resultando numa inversão acerca da taxa de aprovação e sentimento do gestor.
Abstract: In the present work, the approval rate of students in the municipal public schools of Maceió was analyzed. The main objective of the work is to analyze how the opinion of school managers correlates with this approval rate through Sentiment Analysis. The approval rate and the school dropout rate proven by the basic education census published by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) in recent years, was the object of motivation for the research. This work presents a sentiment analysis approach that begins with the collection of opinions through a questionnaire applied to 12 managers of municipal public schools in Maceió. The research is characterized as exploratory with a quantitative approach. After collecting data using statistical analysis techniques, the hypothesis was tested and a negative linear correlation was found for the data presented, resulting in an inversion of the approval rate and the manager's feelings.
Palavras-chave: Análise de Sentimentos
Estatística descritiva
Taxa de aprovação
Sentiment Analysis
Descriptive Statistics
Approval Rate
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Sistema de Informação
Citação: BATISTA, Samuel Feitosa. Análise de sentimentos em narrativas de gestores educacionais com ênfase no IDEB. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8233
Data do documento: 10-ago-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise de sentimentos em narrativas de gestores educacionais com ênfase no IDEB.pdf573.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.