Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8168
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Adriana Cavalcanti dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6659666517367641 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Nádson Araújo dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6038242905803170 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pinheiro, Viviane Caline de Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8687718579362786 | pt_BR |
dc.creator | Araújo, Elisane Barbosa de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0803736138887549 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-29T22:32:49Z | - |
dc.date.available | 2021-11-29 | - |
dc.date.available | 2021-11-29T22:32:49Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-02 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Elisane Barbosa de Araújo. Letramento e multiletramentos: pensando os fazeres e dizeres de uma intervenção didática. 2020. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8168 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Multiletramento | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | Letramento e multiletramentos: pensando os fazeres e dizeres de uma intervenção didática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo é um recorte do projeto do PIBID/Pedagogia (2018/2020) que analisou os discursos de professores e alunos sobre os fazeres e dizeres de uma intervenção didática por meio de práticas de letramento e multiletramentos, a partir do contato com uma turma de 5o ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Maceió, Alagoas. Visando compreender as experiências de ofertas de multiletramentos (ROJO; MOURA, 2012) ao longo das aulas, no contexto de uma sociedade cada vez mais conectada aos artefatos digitais. Como aporte metodológico, realizou-se uma pesquisa-ação (BARBIER, 2007), com abordagem qualitativa (TRIVIÑOS, 2013), para analisar a experiência. Para dar suporte às discussões, recorremos aos estudos de Colello (2012, 2014), Rojo (2009, 2010), Rojo e Moura (2012, 2019), Soares (2002, 2003, 2004, 2006) entre outros. Os resultados apontam que em uma abordagem inicial os sujeitos da pesquisa percebiam as tecnologias digitais como um meio para entretenimento, possibilitou verificar que um alto índice de alunos utilizava as tecnologias para acessar filmes, músicas e redes sociais. As rodas de conversa propostas como instrumento de intervenção, favoreceram novas possibilidades de uso aos alunos que compreenderam a necessidade de pensar a internet enquanto plataforma para construção de saberes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Letramento e multiletramento - pensando os fazeres de uma intervenção didática.pdf | 703.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.