00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8168
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Adriana Cavalcanti dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659666517367641pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Nádson Araújo dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6038242905803170pt_BR
dc.contributor.referee2Pinheiro, Viviane Caline de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8687718579362786pt_BR
dc.creatorAraújo, Elisane Barbosa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803736138887549pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-29T22:32:49Z-
dc.date.available2021-11-29-
dc.date.available2021-11-29T22:32:49Z-
dc.date.issued2020-07-02-
dc.identifier.citationARAÚJO, Elisane Barbosa de Araújo. Letramento e multiletramentos: pensando os fazeres e dizeres de uma intervenção didática. 2020. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8168-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleLetramento e multiletramentos: pensando os fazeres e dizeres de uma intervenção didáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo é um recorte do projeto do PIBID/Pedagogia (2018/2020) que analisou os discursos de professores e alunos sobre os fazeres e dizeres de uma intervenção didática por meio de práticas de letramento e multiletramentos, a partir do contato com uma turma de 5o ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Maceió, Alagoas. Visando compreender as experiências de ofertas de multiletramentos (ROJO; MOURA, 2012) ao longo das aulas, no contexto de uma sociedade cada vez mais conectada aos artefatos digitais. Como aporte metodológico, realizou-se uma pesquisa-ação (BARBIER, 2007), com abordagem qualitativa (TRIVIÑOS, 2013), para analisar a experiência. Para dar suporte às discussões, recorremos aos estudos de Colello (2012, 2014), Rojo (2009, 2010), Rojo e Moura (2012, 2019), Soares (2002, 2003, 2004, 2006) entre outros. Os resultados apontam que em uma abordagem inicial os sujeitos da pesquisa percebiam as tecnologias digitais como um meio para entretenimento, possibilitou verificar que um alto índice de alunos utilizava as tecnologias para acessar filmes, músicas e redes sociais. As rodas de conversa propostas como instrumento de intervenção, favoreceram novas possibilidades de uso aos alunos que compreenderam a necessidade de pensar a internet enquanto plataforma para construção de saberes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letramento e multiletramento - pensando os fazeres de uma intervenção didática.pdf703.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.