00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Porto, Ricardo Silva-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4931-7696pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5621972001043268pt_BR
dc.contributor.referee1Tonholo, Josealdo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4015-9564pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6333407087554681pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9262-6507pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.creatorSoares, Ivy Santos-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7852-7377pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3929486390329568pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-25T15:03:12Z-
dc.date.available2021-11-25-
dc.date.available2021-11-25T15:03:12Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.citationSOARES, Ivy Santos. Educação empreendedora: uma abordagem para o ensino de química. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8158-
dc.description.abstractEntrepreneurial Education presents itself as another instrument to contribute significantly to the teaching / learning relationship. Thus, the present work seeks to use the characteristics and skills developed by the entrepreneur as a contribution to the teaching of Chemistry. Held in a private school in the municipality of Estância, in the interior of southern Sergipe, with the participation of 32 students from a class in the 1st high school. In order to propose a didactic sequence that would make possible the integration between Chemistry and Entrepreneurship based on the precepts of the National Common Curricular Base (BNCC), nine stages were developed, among which we can mention rounds of debates, technical lectures, construction of conceptual maps, making of an entrepreneurial product, technical visit and creation of business plans. The didactic sequence provided students with a greater understanding of the concepts involved in Chemistry, when treated in an entrepreneurial way. This observation was made through a Case Study using descriptively the qualitative method, seeking to understand characteristics of social entrepreneurship with a focus on student behavior. The results presented from the students' responses and movements to the challenges presented were discussed and analyzed based on entrepreneurial pedagogy. It is concluded that the students were significantly involved, acting creatively and proactively in search of assembling an innovative product that adds value to their community, assuming in several situations the expected protagonism in the learning process, appropriating teaching of Chemistry to undertake.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUIpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo socialpt_BR
dc.subjectPedagogia empreendedorapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectQuímica - Ensino aprendizagempt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subjectProtagonismpt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectEntrepreneurial educatioonpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleEducação empreendedora: uma abordagem para o ensino de químicapt_BR
dc.title.alternativeEntrepreneurial education: an approach to the teaching of chemistrypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA Educação Empreendedora apresenta-se como mais um instrumento a contribuir significativamente para a relação ensino/aprendizagem. Dessa forma, o presente trabalho procurar utilizar as características e habilidades desenvolvidas pelo empreendedor como um aporte para o ensino de Química. Realizada em uma escola particular do município de Estância, interior do sul de Sergipe, com a participação de 32 alunos de uma turma do 1º do ensino médio. Com o objetivo de propor uma sequência didática que possibilitasse a integração entre Química e Empreendedorismo embasados pelos preceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foram desenvolvidas nove etapas, entre elas podemos citar rodas de debates, palestras técnicas, construção de mapas conceituais, confecção de um produto empreendedor, visita técnica e criação de planos de negócios. A sequência didática proporcionou aos alunos um maior entendimento a respeito dos conceitos envolvidos na Química, quando tratados de forma empreendedora. Essa observação foi feita através de um Estudo de Caso com uso de forma descritiva do método qualitativo, buscando perceber características do empreendedorismo social com enfoque no comportamento dos alunos. Os resultados apresentados a partir das respostas e movimentações dos alunos aos desafios apresentados foram discutidos e analisados com base na pedagogia empreendedora. Conclui-se que os alunos se envolveram de forma significativa, atuando de forma criativa e com proatividade em busca de montar um produto inovador e que agregue valor para a sua comunidade, assumindo em várias situações o esperado protagonismo no processo de aprendizagem se apropriando do ensino de Química para empreender.pt_BR
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