Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8156
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Identidade negra/quilombola: diálogos intergeracionais de autoafirmação em uma comunidade do sertão nordestino |
Autor(es): | Nascimento, Maria Thaís Mota do |
Primeiro Orientador: | Libardi, Suzana Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Ana Cristina Conceição |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gomes, Gustavo Manoel da Silva |
Resumo: | Este trabalho registra pesquisa realizada no contexto de um projeto de extensão universitária, desenvolvido em 2019. A partir do trabalho de campo em território comunitário, junto a crianças quilombolas, neste trabalho apresentamos especificamente a seguinte temática: processos de construção e autoafirmação das identidades negra e quilombola, pelas crianças e pelos mais velhos. O objetivo da pesquisa foi conhecer, a partir de diálogos intergeracionais, alguns elementos raciais e culturais definidores da identidade desses indivíduos; evidenciando as relações entre identidade racial e identidade quilombola, a fim de compreender como tais construções sociais relacionam-se e como são manejadas por sujeitos de diferentes gerações. O trabalho surge do nosso interesse em conhecer o pertencimento e a filiação das crianças das novas gerações do quilombo. A pesquisa foi realizada na comunidade quilombola Serra das Viúvas, localizada em Água Branca – AL. Participou um grupo de 37 crianças e pré-adolescentes, com idades entre 04 e 12 anos, e mais 2 idosos da comunidade. Os resultados demonstraram como eles/elas vêm construindo sua negritude, a partir da identificação de elementos geracionais da autoafirmação racial. Em algumas situações, observamos tentativas de branqueamento por parte de algumas crianças. Foram evidenciadas influências da educação nesses processos identitários, no que tange a práticas e discursos que contribuem com o racismo e a discriminação. Este trabalho é relevante para a comunidade na qual foi realizado à medida que contribui para a construção da identidade coletiva quilombola. |
Abstract: | This work registers a research carried out in an extension project, developed in 2019. Based on the field work carried out in a community territory with quilombola children, this work presentes specifically the following topic: the construction processes of black and quilombola identities and self-naming, by children and elder people. The research aims to learn, through intergenerational dialogues, about some racial- and cultural-defined factors of these individuals’ identities; presenting the relations between racial identity and quilombola identity, in order to comprehend how such social constructions are related to each other and how They are managed by individuals from different generations. This work has arisen from our interest in learning about the belonging feelings and affiliation of children of new quilombo generations. The research was conducted at the quilombola community called Serra das Viúvas, in Água Branca - AL. A group of 37 childrenand preadolescents, aged from 4 to 12 and 2 elder people of the community participated in theresearch. The results show how they have been constructing their blackness by identifying generational factors through racial self-naming. In some situations, it was observed whitening attempts from some children. This work presents the influence of education on those identity processes, in terms of practices and discourses that contribute to racism and discrimination. This is a relevant research for the community where it was carried out due to its contribuition towards building the collective quilombola identity. |
Palavras-chave: | Educação Comunidade quilombola Identidade racial Identidade quilombola Identidade negra Autoafirmação negra Branqueamento Raça Cultura Black identity Quilombola identity Generation Sef-naming |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | NASCIMENTO, Maria Thaís Mota do. Identidade negra/quilombola: diálogos intergeracionais de autoafirmação em uma comunidade do sertão nordestino. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8156 |
Data do documento: | 19-nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Identidade negra quilombola - diálogos intergeracionais de autoafirmação em uma comunidade do sertão nordestino.pdf | 415.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.