06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Adriana Deodato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1255535640681913pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Mônica Regina Nascimento dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4479385817803155pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Ricardo Santos de-
dc.creatorHenrique, Patrícia dos Santos Pereira-
dc.date.accessioned2021-11-05T19:23:47Z-
dc.date.available2021-11-05-
dc.date.available2021-11-05T19:23:47Z-
dc.date.issued2021-09-23-
dc.identifier.citationHENRIQUE, Patrícia dos Santos Pereira. Reflexões sobre a formação continuada de pedagogos(as) no Brasil 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8118-
dc.description.abstractThe present work is developed from the concern about the way in which the continuing education of Pedagogues takes place in Brazil, highlighting several difficulties faced in the educational process due to the problem of continuing education, which When precarious, entails a series of impacts on the improvement of knowledge and practices in the teacher professionalization process. We intend to show here, even if in a timid way, the professional of Pedagogy, which spaces he/she should, by right, occupy, the importance of continuing education for the exercise of their work and how they should not be guided, exclusively, by a reality in which everything is a product and is Only focused on productivity. It is necessary to discuss the understanding of the formation of citizens, which involves the possibilities of forming an individual. Such possibilities encompass society in several aspects, not only through helping students to build a solid curriculum (market requirements), but also, and mainly, in the dissemination of educational knowledge and experiences, understanding that the educational space is that that produces, socializes and reproduces scientific knowledge. Thus, the main motto for the development of this study is the necessary action of the Pedagogue and the improvement of his/her teaching practice. As a result, we believe that, due to the need to break any alienation and promote autonomy, there is a call for the absorption of knowledge and elaborate educational practices, whose purpose is to dialogue and subsidize the fundamental knowledge of educational-critical or progressive practice. The authors who supported the theoretical premises are from Rogério Leal de Souza, István Mészaros, José Carlos Libâneo e Cristina Branco.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEspaço educativopt_BR
dc.subjectSaberespt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subjectAutonomypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEducational spacept_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectPedagoguept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.titleReflexões sobre a formação continuada de pedagogos(as) no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se desenvolve a partir da inquietude a respeito da maneira como se dá a formação continuada de Pedagogos/as no Brasil, destacando diversas dificuldades enfrentadas no processo educacional devido ao problema da formação continuada, que quando precária, acarreta uma série de impactos no aprimoramento de saberes e práticas no processo de profissionalização docente. Intentamos mostrar aqui, mesmo que de maneira tímida, o profissional de Pedagogia, quais espaços ele deve, por direito, ocupar, a importância da formação continuada para o exercício de seu labor e como não deve se deixar guiar, exclusivamente, por uma realidade na qual tudo é um produto e se volta apenas para a produtividade. Faz-se necessário discutir sobre o entendimento da formação dos cidadãos/ãs, que envolve as possibilidades de se formar um indivíduo. Tais possibilidades abarcam a sociedade em diversos aspectos, não somente por meio do auxílio aos discentes na construção de um currículo sólido (exigências de mercado), como também, e principalmente, na difusão de saberes e experiências educativas, compreendendo que o espaço educativo é aquele que produz, socializa e reproduz conhecimento científico. Assim, o mote principal do desenvolvimento deste estudo se dá pela necessária ação do/a Pedagogo/a e o aperfeiçoamento da sua prática docente. Como resultado, concebemos que, devido às necessidades de rompimento de qualquer alienação e promoção da autonomia, há um chamado à absorção de conhecimentos e de práticas educativas elaboradas, cuja finalidade é a de dialogar e subsidiar os saberes fundamentais à prática educativo-crítica ou progressista. Os autores que subsidiaram as premissas teóricas são de Rogério Leal de Souza, István Mészaros, José Carlos Libâneo e Cristina Branco.pt_BR
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