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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8112
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O papel do ensino de geografia no processo de inclusão do autista na educação infantil |
Autor(es): | Silva, Joseane Balbino da |
Primeiro Orientador: | Raggi, Mariana Guedes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Maria Francinéia Pinheiro dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Pamela Tamires Bezerra Ferreira da |
Resumo: | O presente trabalho traz abordagens pertinentes ao campo educacional. Levando em consideração as transformações sociais, e atentando para necessidade de se discutir sobre a inclusão de portadores da síndrome autista, além de buscar promover a reflexão do papel do/a professor/a e suas práticas. O texto assume a defesa do reconhecimento do ensino da geografia quanto disciplina fundamental no processo de ensino aprendizagem e na formação de sujeitos autônomos e cidadãos participantes em sociedade. O estudo centraliza-se na apropriação cognitiva de noções topológicas e na construção de relações espaciais significativas no processo de construção da autonomia nas crianças portadoras da síndrome autista. A compreensão do campo geográfico e cartográfico por meio dos recursos pedagógicos, didáticos e lúdicos assumem relevância no texto pois promove às crianças principalmente as diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA) compreender seus espaços de vivencias. Pretendo compartilhar com profissionais sugestões de conteúdos e procedimentos através da descrição de experiências. |
Abstract: | The present work brings pertinent approaches to the educational field. Taking into account the social transformations, and paying attention to the need to discuss about the inclusion of patients with autistic syndrome, besides seeking to promote the reflection of the teacher's role and their practices. The text defends the recognition of geography teaching as a fundamental discipline in the teaching-learning process and in the formation of autonomous subjects and citizens participating in a society. The study focuses on the cognitive appropriation of topological notions and the construction of significant spatial relationships in the process of building autonomy in children with autistic syndrome. The comprehension of the geographical and cartographic field through the pedagogical, didactic and playful resources assume relevance in the text because, it promotes to the children mainly those diagnosed with autistic spectrum disorder (ASD) to understand their spaces of experience. I want to share with professionals’ suggestions of content and procedures by describing experiences. |
Palavras-chave: | Geografia Inclusão Autismo Geography Inclusion Autism |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | SILVA, Joseane Balbino da. O papel do ensino de geografia no processo de inclusão do autista na educação infantil. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8112 |
Data do documento: | 7-nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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