00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8107
Tipo: Dissertação
Título: A sinergia entre a quarta comunidade e o CERN (‘Organisation Europeenne pour la Recherche Nucleaire’) para a melhoria do ensino de física no nível médio
Título(s) alternativo(s): The synergy between the fourth community and cern ('Organization Européenne pour la Recherche Nucléaire') to improve middle level physics teaching.
Autor(es): Harry, José Osvaldo
Primeiro Orientador: Bastos Filho, Jenner Barretto
metadata.dc.contributor.referee1: Barrelo Junior, Nelson
metadata.dc.contributor.referee2: Serra, Kleber Cavalcanti
metadata.dc.contributor.referee3: Farias, Antonio José Ornellas
Resumo: Neste trabalho, trataremos da educação científica em geral, especialmente do Ensino de Física no Ensino Médio, que, em especial, é profundamente problemático. Diversos fatores são eleitos como causadores desse sério problema, tais como: o insuficiente número de professores; as baixas remunerações, que tornam a carreira desinteressante; a falta de estrutura nas escolas; os currículos inadequados etc. Sobressai, dentre todas as razões, o problema de um ensino defasado. Leciona-se uma física que, não ultrapassando os desenvolvimentos do século XIX, tenta atingir as mentes e os corações dos inquietos alunos do século XXI. É sintomático, portanto, que tal questão seja levantada em congressos, como o XIV EPEF, ocorrido na cidade de Maresias, em 2012. Numa das mesas redondas discutia-se a respeito das possíveis ou inexistentes relações entre as três comunidades envolvidas no estudo e ensino da Física, quais sejam: a dos físicos teóricos e empíricos, a dos educadores e a dos pesquisadores em ensino da Física. Pareceu-nos que esse debate deveria ser ampliado para acomodar uma quarta comunidade: a dos Professores de Física do Ensino Médio, devido a sua fundamental relevância, tanto para a formação científica dos estudantes, quanto para a consciência informada da sociedade; notadamente no que diz respeito aos valores éticos e de cidadania. Ao longo deste trabalho iremos constatar que este papel de importância estratégica para o desenvolvimento científico foi reconhecido pela comunidade dos Pesquisadores em Física, representada, nesse caso, pelo CERN (Organisation Europeénne pour la Recherche Nucléaire – antigo Conseil Europeénne pour la Recherche Nucléaire), que criou, dentro de um programa denominado Educational Outreach, o Teacher Programmes, que envolve Professores do Ensino Médio dos 21 países integrantes da Organização; propiciando um diálogo muito ativo entre a comunidade dos Pesquisadores em Física e a chamada quarta comunidade. Nesse sentido, através da intermediação do LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, em Lisboa), conseguimos participar do “Portuguese Language Teachers Programme 2015”, realizado em Genebra, e que veio corroborar plenamente, tanto com a crítica quanto com as propostas que norteiam este trabalho. O caminho, pois, para obtermos um ganho cognitivo relevante acerca da natureza da Ciência, certamente aponta para uma convergência entre as ideias dessas quatro comunidades.
Abstract: This paper treats the scientific education in general, specially the teaching of physics in Secondary school that notably it is deeply problematic. Several factors are appointed like motivated of this serious problem such as: the insufficient number of teachers, low pay that become uninteresting career, lack of structure at schools, inadequate curriculum, etc. It stands out from all those reasons, the problem of the lack of quality in teaching, it is taught the physics that it doesn‟t go beyond developing of nineteenth century, trying to achieve the minds and the hearts from the concerned students of twenty-first century. Inspired by debates occurred in a round table discussion at XIV EPEF in Maresias in 2012 where discussing the relations, or the lack of them, between the three communities there considered: the research communities in physics, the research in education and the researches in teaching of physics. It seemed to us that this debate should be expanded to accommodate a fourth community- the teachers of physics in secondary school- due to its huge and strategic importance as to the academic degree of the students as to the conscious informed of the society, notably with regard to the ethical values and citizenship. During the developing of this work, we could note that this role of strategic relevance to the scientific development was recognized by CERN (Organisation Europeéne pour la Recherche Nucléare- former Conseil Europeéne pour la Recherche Nucléaire) that created inside the programme called Educational Outreach, the Teacher Programme that involves teachers from secondary school from 21 countries of the Organization providing a very active dialogue between the research community in physics and the fourth community. By means of LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, em Lisboa we could take part in the “Portuguese Language Teachers Programme 2015/School of teachers in CERN in Portuguese Language” held in Geneva which corroborated with the initial ideas of this work. The way to make a significant cognitive gain about the nature of science, certainly it indicates to convergence ideas from the four communities, we believe that there isn‟t a panacea that can solve the whole problem by itself.
Palavras-chave: Pesquisa em Ensino de Física.
CERN
Física Moderna
Comunidades de Pesquisa e Ensino. Física Moderna
Teaching Research in Physics
Modern Physics
Research and Teaching Community
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: HARRY, José Osvaldo. A sinergia entre a quarta comunidade e o CERN (‘Organisation Europeenne pour la Recherche Nucleaire’) para a melhoria do ensinom de física no nível médio. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8107
Data do documento: 31-mar-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.