06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Vida emocional e formação universitária antes e durante a pandemia de COVID-19: a perspectiva de jovens estudantes do Campus Sertão da UFAL
Autor(es): Santos, Thaymara Lima dos
Primeiro Orientador: Libardi, Suzana Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Ana Paula Solino
metadata.dc.contributor.referee2: Bádue, Gabriel Soares
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo conhecer a experiência afetiva de jovens em relação ao ensino universitário. Sendo a pesquisa empírica realizada na fase inicial da pandemia de Covid-19, tomamos em análise o contexto de ensino universitário remoto - ofertado a partir do Período Letivo Excepcional (PLE) em nossa universidade, no ano de 2020 - comparando-o com o ensino presencial, pré-pandemia. A pesquisa empírica foi realizada por meio de aplicação online de dois formulários, disponibilizados em uma plataforma digital gratuita para obter os dados necessários relativos à experiência emocional e educacional vividas pelo/a jovem no ensino presencial e na primeira experiência de ensino remoto, ofertada à época em caráter excepcional. Participaram da pesquisa estudantes dos cursos de engenharia civil, engenharia de produção, letras e pedagogia do Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Vinte e três pessoas contribuíram na primeira etapa da pesquisa (formulário I, sobre o ensino presencial) e dezenove daquelas deram continuidade à segunda etapa (respondendo o formulário II, sobre sua experiência no PLE). Diante das informações obtidas constatamos que os/as participantes, no ensino presencial e no ensino remoto, definem suas experiências acadêmicas positivas associadas eminentemente ao coleguismo, ao contato com o outro, aos pares - para além dos conteúdos acadêmicos. No contexto de distanciamento social devido à pandemia, esse é um fator preocupante, pois os vínculos afetivos proporcionados pela rotina no campus estão obviamente impactados, refletindo assim na vida emocional dos/as graduandos/as. A partir deste trabalho, compreendemos que é de fundamental importância o indivíduo atentar para sua vida emocional, tendo em vista que as dificuldades afetivas enfrentadas no ensino remoto indicam que este é um problema com o qual as universidades terão que lidar seriamente.
Abstract: The present work aimed to know the affective experience of young people in relation to university education. As the empirical research was carried out in the initial phase of the Covid-19 pandemic, we analyzed the context of remote university education – offered from the Exceptional Academic Period (EAP) at our university in 2020 – comparing with face-to-face teaching, pre-pandemic. The empirical research was carried out through the online application of two forms, made available on a free digital platform to obtain the necessary data regarding the emotional and educational experience lived by the Young person in face-to-face teaching and in the first remote learning, offered at the time in exceptional character. Students from civil engineering, production engineering, literature and pedagogy courses from the Sertão campus of the Federal University of Alagoas (UFAL) participated in the research. Twenty-three people contributed to the first stage of the research (form I, on face-to-face teaching) and nineteen of them continued the second stage (answering form II, about their experience in EAP). Based on the information obtained, we found that the participants, in face-to-face and remote education, define their positive academic experiences eminently associated with fellowship, contact with others, peers – in addition to academic content. In the context of social distancing due to the pandemic, this is a worrying factor, as the affective bonds provided by routine on campus are obviously impacted, thus reflecting on the emotional life of undergraduates. From this work, we understand that it is of fundamental importance for the individual to pay attention to their emotional life, considering that the affective difficulties faced in remote education indicate that this is a problem that universities will have to deal with seriously.
Palavras-chave: Educação superior
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Campus do sertão
Ensino remoto
Período Letivo Excepcional - PLE
COVID-19
Vida emocional
Emotions
Academic life
Pandemic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SANTOS, Thaymara Lima dos. Vida emocional e formação universitária antes e durante a pandemia de COVID-19: a perspectiva de jovens estudantes do Campus Sertão da UFAL. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8081
Data do documento: 31-ago-2021
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