00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FSSO Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8073
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Direitos humanos para quem? Os desafios para a efetivação dos direitos humanos na sociedade brasileira e o olhar do senso comum
Autor(es): Santos, Elizanete dos
Hora, Valdilene Silva da
Primeiro Orientador: Barretto, Elvira Simões
metadata.dc.contributor.referee1: Ipolito, Rita
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Max Douglas Alves
Resumo: O presente estudo trata dos desafios para a efetivação dos Direitos Humanos na sociedade brasileira e o olhar do senso comum. A origem dos Direitos Humanos, historicamente, perpassa momentos importantes da história em todo mundo sendo, também, um dos fundamentos da Constituição Federal de 1988. O Brasil adere constitucionalmente à Convenção dos Direitos Humanos, após o duro período da ditadura militar, com a Constituição Federal de 1988. Este momento histórico é celebrado por muitos juristas e historiógrafos como a era dos direitos universais e da cidadania no país. Apesar de presente na Constituição Federal de 1988 como um direito a todos/as, percebe-se que existe um senso comum na sociedade brasileira de que os mesmos servem para “defender bandidos”. Diante da problemática, o presente estudo tem como objetivo geral deste trabalho: compreender o significado dos Direitos Humanos e os desafios para a sua efetivação na sociedade capitalista. Para alcançar as respostas do objetivo proposto, foi necessário escolhas metodológicas sob uma Revisão Bibliográfica, cujo a coleta de dados deu-se por meio de levantamentos e revisões literárias em fontes bibliográficas e documentais, por meio uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Sendo assim, além de identificar a concepção equivocada em relação aos DH, como se fosse algo que beneficiasse bandido e contra a população. As evidências levam a afirmar que não há interesse de classes hegemônicas de criar e promover a existência de canais de informação e formação em educação em DH, desde a educação infantil nas escolas, como também nas demais instituições que promovem a cultura, em especial no Brasil.
Abstract: The present study deals with the challengers for the realization of human rights in Brazilian. Brazilian Society and the common sense view. The origin of Human Rights, historically, goes through importante moments in history all over the world history around the world and, therefor being also one of the foundations of the 1988 Federal Constitution. Brazil aderes constitutionally to the Convention on Human Rights, after the harsh period of dictatorship, with the new Federal Constitution of 1988. This historical moment is celebrated by many jurists and historiographers as the era of universal rights and citizenship. Despite being present in the 1988 Federal Constitution as a right to rights to all, it is clear that there is a common sense in Brazilian Society that human rights to “defend criminals”. Faced with this problem, the presente study has as a general objective of this work: to understand the meaning of human rights and the to understand the meaning of human rights and the challenges for their implementation in a capitalist society. To achieve the answers to the proposed objective, it was necessary to make methodological choices under a bibliographical review, which data collection was done by means of surveys and literary reviews in bibliographic and documental sources and documental, by means of a qualitative approach of exploratory character. Thus, besides identifying the mistaken conception in relation to human rights, as if it were somenthing that benefits criminals and is Against the population. The evidence leads us to affirm that there is no interest of the hegemonic classes toc reate and promote and promote the existence of channels of information and training in human rights education human rights, from Early childhood education in schools, as well as in Other institutions that promote culture, especially in Brazil.
Palavras-chave: Direitos Humanos
Senso Comum
Desafios contemporâneos
Human Rights
Common Sense
Contemporary Challenges
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Serviço Social
Citação: SANTOS, Elizanete dos; HORA, Valdilene Silva da. Direitos humanos para quem? Os desafios para a efetivação dos direitos humanos na sociedade brasileira e o olhar do senso comum. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8073
Data do documento: 6-ago-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.