00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FSSO Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Breve reflexão sobre a educação de surdos do ensino fundamental na cidade de Maceió
Autor(es): Mesquita, Cibelle Adna de Oliveira
Primeiro Orientador: Rêgo, Marcia Iara Costa da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Medeiros, Milena Gomes de
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Maria Betânia Buarque Lins
Resumo: Ao assumir que a comunicação é imprescindível para o desenvolvimento saudável de qualquer pessoa em sociedade – como expressão de suas necessidades, vontades, sentimentos e ideias -a educação de crianças surdas se estabelece de forma complexa, pois, de modo geral, estas nascem em famílias ouvintes e não usuárias da língua de sinais, muitas vezes, inviabilizando a comunicação eficaz. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a efetividade do processo de educação de surdos do ensino fundamental na cidade de Maceió, tendo como parâmetro de apreciação a política educacional de inclusão, projetada na aquisição da linguagem e na existência e efetividade dos equipamentos sociais destinados ao atendimento à criança surda em Maceió, buscando na trajetória histórica as nuances dos direitos adquiridos legalmente e sua efetividade na vida do público em questão. Nesse sentido, com base na pesquisa bibliográfica e documental, atentando para os dispositivos legais que tratam da educação e sua aplicação na perspectiva educacional especial ou inclusiva, utilizou-se o método de análise qualitativa para interpretar os dados e textos, na perspectiva do resgate histórico desse processo. Para tanto, ao se buscar assimilar o quadro recente da educação de surdos como resultado do processo histórico de exclusão e resistência da comunidade surda, empreendemos uma reflexão crítica sobre os impactos socioculturais da surdez e seus desdobramentos na legislação e na efetividade desta nos equipamentos sociais de atendimento às crianças surdas, a fim de inferirmos sobre as reais condições do processo de educação dos surdos do ensino fundamental na nossa realidade.
Abstract: By assuming that communication is essential for the healthy development of any person in society - as an expression of their needs, desires, feelings and ideas -, it is necessary that the education of deaf children is established in a complex way, because in a way In general, these are born in families that are listening and not users of sign language, often making effective communication impossible. This paper aims to reflect on the effectiveness of the process of deaf education in elementary school in the city of Maceió, having as a parameter the educational policy of inclusion, designed in the acquisition of language and in the existence and effectiveness of social equipment for service to deaf children in Maceió, seeking in the historical trajectory the nuances of legally acquired rights and their effectiveness in the life of the public in question. In this sense, based on bibliographic and documentary research, paying attention to the legal provisions that deal with education and its application in the special or inclusive educational perspective, the qualitative analysis method was used to interpret the data and texts, from the perspective of historical recovery of this process. Therefore, in seeking to assimilate the recent picture of deaf education as a result of the historical process of exclusion and resistance of the deaf community, we undertake a critical reflection on the sociocultural impacts of deafness and its consequences in the legislation and its effectiveness in the social facilities of assistance to deaf children, in order to infer about the real conditions of the process of education of deaf people in elementary school in our reality.
Palavras-chave: Infância
Surdez.
Políticas Educacionais
Childhood
Deafness
Educational Policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Serviço Social
Citação: MESQUITA, Cibelle Adna de Oliveira. Breve reflexão sobre a educação de surdos do ensino fundamental na cidade de Maceió. 2021. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8072
Data do documento: 27-jul-2021
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