Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7987
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Narrativas (auto)biográficas nas pesquisas sobre formação docente em geografia no Brasil |
Título(s) alternativo(s): | (Self) biographic narratives in training research teacher in geography in Brazil |
Autor(es): | Araújo, Laryssa Virgilio Pereira de |
Primeiro Orientador: | Cunha, Marlécio Maknamara da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elza Maria da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Andreza Fabricia Pinheiro da |
Resumo: | Pesquisas (auto)biográficas têm oferecido diferentes e instigantes contrapartidas à formação docente. Este trabalho de conclusão de curso trata de pesquisa cujo objetivo foi constituir um levantamento bibliográfico sobre narrativas (auto)biográficas nas pesquisas brasileiras sobre formação docente em geografia. Apresento um possível caminho para futuras pesquisas com uma proposta metodológica para ida a campo. A relevância desta investigação consiste em averiguar a voz do professor de geografia que se pesquisa ou que pesquisa a outros/as por meio de narrativas (auto)biográficas. Em um sentido dos estudos direcionados às memórias de vivências durante a sua trajetória como docente e humano, a metodologia incidiu sobre trabalhos publicados em anais de três congressos que acolhem trabalhos sobre formação docente em geografia. A respeito desse universo de pesquisa, identificamos que são o total de nove, os estudos que discutem a Geografia por meio da abordagem (Auto)biográfica. Nos anais dos eventos investigados notou-se que as pesquisas voltadas para as necessidades formativas de docentes em geografia ainda são restritas. Os trabalhos, em sua maioria, estão debruçados sobre formação de professores no sentido mais amplo. Em outras palavras, o que está faltando é o ingrediente principal, a voz do professor. |
Abstract: | TCC - ARTIGO |
Palavras-chave: | Narrativas (auto)biográficas Geografia Formação docente Pesquisas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | ARAÚJO, Laryssa Virgilio Pereira de. Narrativas (auto)biográficas nas pesquisas sobre formação docente em geografia no brasil. 16 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7987 |
Data do documento: | 17-set-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Narrativas (auto) biográficas nas pesquisas sobre formação docente em geografia no Brasil.pdf | 269.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.