00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7987
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Narrativas (auto)biográficas nas pesquisas sobre formação docente em geografia no Brasil
Título(s) alternativo(s): (Self) biographic narratives in training research teacher in geography in Brazil
Autor(es): Araújo, Laryssa Virgilio Pereira de
Primeiro Orientador: Cunha, Marlécio Maknamara da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elza Maria da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Andreza Fabricia Pinheiro da
Resumo: Pesquisas (auto)biográficas têm oferecido diferentes e instigantes contrapartidas à formação docente. Este trabalho de conclusão de curso trata de pesquisa cujo objetivo foi constituir um levantamento bibliográfico sobre narrativas (auto)biográficas nas pesquisas brasileiras sobre formação docente em geografia. Apresento um possível caminho para futuras pesquisas com uma proposta metodológica para ida a campo. A relevância desta investigação consiste em averiguar a voz do professor de geografia que se pesquisa ou que pesquisa a outros/as por meio de narrativas (auto)biográficas. Em um sentido dos estudos direcionados às memórias de vivências durante a sua trajetória como docente e humano, a metodologia incidiu sobre trabalhos publicados em anais de três congressos que acolhem trabalhos sobre formação docente em geografia. A respeito desse universo de pesquisa, identificamos que são o total de nove, os estudos que discutem a Geografia por meio da abordagem (Auto)biográfica. Nos anais dos eventos investigados notou-se que as pesquisas voltadas para as necessidades formativas de docentes em geografia ainda são restritas. Os trabalhos, em sua maioria, estão debruçados sobre formação de professores no sentido mais amplo. Em outras palavras, o que está faltando é o ingrediente principal, a voz do professor.
Abstract: TCC - ARTIGO
Palavras-chave: Narrativas (auto)biográficas
Geografia
Formação docente
Pesquisas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: ARAÚJO, Laryssa Virgilio Pereira de. Narrativas (auto)biográficas nas pesquisas sobre formação docente em geografia no brasil. 16 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7987
Data do documento: 17-set-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Narrativas (auto) biográficas nas pesquisas sobre formação docente em geografia no Brasil.pdf269.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.