Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7978
Tipo: | Especialização |
Título: | O youtube e suas influências positivas e negativas no aprendizado de história no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | YouTube and its positive and negative influences on learning history in high school |
Autor(es): | Bezerra, Francisco Thiago dos Santos |
Primeiro Orientador: | Figueiredo, Lílian Kelly de Almeida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Lilian Carmen Lima dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira, Adilson Rocha |
Resumo: | Diante do aumento da propagação de Fake News, da polarização política entre os espectros de direita e esquerda, o aparecimento de teorias conspiratórias e revisionistas, assim como as falsificações, o obscurantismo e distorções com objetivos políticos no Brasil, a intenção do presente trabalho é analisar os vetores que trazem a desinformação para o público escolar, formado por alunos da educação básica, através da plataforma de streming de vídeos, YouTube, e identificar seus autores, métodos e objetivos assim como apontar ferramentas de combate a essas práticas prejudiciais para o bom entendimento da história e das ciências como um todo nessa TDIC. Para a elaboração do trabalho foi utilizada a metodologia de analise bibliográfica na forma de livros, artigos científicos e sites especializados e analise de material áudio visual de diversos canais do YouTube. |
Abstract: | In view of the increasing spread of Fake News, of the political polarization between the right and left spectra, the appearance of conspiracy and revisionist theories, as well as the falsifications, obscurantism and distortions with political objectives in Brazil, the intention of this paper is to analyze the vectors that bring misinformation to the school audience, formed by students of basic education, through the video streming platform, YouTube, and identify their authors, methods and objectives as well as pointing out tools to combat these harmful practices for good understanding of history and science as a whole in this TDIC. For the preparation of the work, the methodology of bibliographic analysis was used in the form of books, scientific articles and specialized websites and analysis of audiovisual material from several YouTube channels. |
Palavras-chave: | Obscurantismo Internet Fake News TDIC YouTube Obscurantism |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC |
Citação: | BEZERRA, Francisco Thiago dos Santos. O youtube e suas influências positivas e negativas no aprendizado de história no ensino médio. 2020. 16 f . Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7978 |
Data do documento: | 21-mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O youtube e suas influências positivas e negativas no aprendizado de história no ensino médio.pdf | 4.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.