06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17702
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica dos professores do ciclo I em uma escola do município de Delmiro Gouveia-AL
Autor(es): Nascimento, Paola Quixabeira do
Primeiro Orientador: Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee2: Aguiar, José Messias da Silva
Resumo: As tecnologias da informação e comunicação se constituem hoje com as diversas mudanças nos mais diversos âmbitos inclusive no mundo educacional, as tecnologias podem agregar contribuições importantes principalmente quando pensamos nos estudantes da era contemporânea. O objetivo geral deste trabalho foi: Evidenciar como o uso dos meios tecnológicos na prática docente foram utilizados para melhorar o desenvolvimento formativo em sala de aula,e como objetivos específicos temos: Perceber como os professores estão aptos a usar as tecnologias digitais da informação e comunicação a partir de uma vivência no programa PIBID, Discorrer sobre as tecnologias da informação e comunicação dentro do âmbito educacional e Abordar a trajetória da tecnologia na educação a partir de uma contextualização histórica. O artigo possui cinco sessões que foram elaboradas a partir do processo metodológico da busca por referências bibliográficas, a pesquisa se caracteriza como qualitativa e construímos seus resultados a partir do relatório final elaborado no programa de iniciação à docência (PIBID) do ano de 2020 a 2022, anos aos quais ocorreram o ápice da pandemia de covid-19, a primeira seção deste artigo trata sobre o termo tecnologias da informação e comunicação, a segunda seção está relacionada ao breve histórico de alguns pontos que foram marcantes para o desenvolvimento da tecnologia, e uma abordagem sobre a inserção das tecnologias na educação. Na terceira seção vamos encontrar alguns programas de cunho público de incentivo a formação de professores na informática, como o projeto FORMA e o PROINFO, bem como documentos nacionais que preveem a utilização dos meios tecnológicos na educação. Na quarta seção do trabalho temos uma discussão a respeito das tecnologias no processo educacional e como ela pode enriquecer experiências e torna a intervenção do professor um diferencial. Por fim, na quinta seção do trabalho temos uma breve contextualização do que se trata o PIBID como também um olhar voltado para como os professores reagiram mediante a necessidade do uso das tecnologias no contexto urgente, ainda demonstra alguns meios que foram pensados para o desenvolvimento das atividades via ensino remoto.
Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação
Educação
Professores - Formação
Ensino - Meios auxiliares
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: NASCIMENTO, Paola Quixabeira do. O uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica dos professores do ciclo I em uma escola do município de Delmiro Gouveia-AL. 2026. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17702
Data do documento: 3-dez-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica dos professores do ciclo I em uma escola do município de Delmiro Gouveia-AL.pdfO uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica dos professores do ciclo I em uma escola do município de Delmiro Gouveia-AL1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.