00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Valéria Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189537710156188pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Érica Renata Vilela de-
dc.contributor.referee2Silva, Cléia de Oliveira da-
dc.creatorSantos, Jully Lizianne Freire-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6458877682383043pt_BR
dc.date.accessioned2025-12-20T23:58:07Z-
dc.date.available2025-12-20-
dc.date.available2025-12-20T23:58:07Z-
dc.date.issued2025-09-02-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17456-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the narratives of young students in the Youth, Adult, and Elderly Education (EJAI) regarding their expectations about the schooling process. The research discusses how school culture interacts with youth culture within the scope of EJAI, investigating whether this interaction addresses the students' expectations when returning to school. It seeks, therefore, to reflect on a proposal for emancipatory education, built from the reality of the individuals and the interactions established in the classroom between educators and students. The interviewed students were, at the time, specifically attending the first segment, corresponding to literacy and post-literacy in this modality. The research arises from experiences in Supervised Internship IV CEDU/UFAL, carried out in EJAI during the evening schedule. The study was developed in two public schools in the municipal network of Maceió (2024 and 2025), following a qualitative research approach based on a case study, in addition to the interviews, we conducted a bibliographic survey and document analysis, using as a basis for the studies and writing of the thesis authors such as: Arroyo (2006; 2010), Moura (2014), and Freire (2019; 2020). Considering the social contexts in which they are inserted, it was observed that the classroom is configured as a space permeated by expectations and dreams.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.relationSANTOS, Jully Lizianne Freire; CAVALCANTE, Valéria Campos. Jovens estudantes da EJAI Maceió: expectativas em relação à escolarização. 2025. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultos e idosospt_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.subjectSupervised internshiuppt_BR
dc.subjectEducational of young people, adults and the elderlypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleJovens estudantes da EJAI Maceió: expectativas em relação à escolarizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar as narrativas de jovens estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI)1 em relação às suas expectativas sobre o processo de escolarização. A pesquisa discute de que forma a cultura escolar dialoga com a cultura juvenil no âmbito da EJAI, investigando se esse diálogo contempla as expectativas dos estudantes ao retornarem à escola. Busca-se, assim, refletir sobre uma proposta de educação emancipadora, construída a partir da realidade dos sujeitos e das interações estabelecidas em sala de aula entre educadores e educandos. Os/as estudantes entrevistados/as estavam à época cursando especificamente o 1º primeiro segmento, correspondente à alfabetização e pós-alfabetização nessa modalidade. A pesquisa surge a partir de vivências do/no Estágio Supervisionado IV CEDU/UFAL, realizadas na EJAI no horário noturno. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas públicas da rede municipal de Maceió (2024 e 2025), seguindo uma abordagem de pesquisa qualitativa, baseada em estudo de caso, para além das entrevistas fizemos um levantamento bibliográfico e análise documental, tomamos como base para os estudos e escrita do TCC, autores como: Arroyo (2006; 2010), Moura (2014), e Freire (2019; 2020). Considerando os contextos sociais nos quais estão inseridos, observou-se que a sala de aula configura-se como um espaço permeado por expectativas e sonhos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jovens estudantes da EJAI Maceio - expectativas em relacao a escolarizacao.pdf493.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.