Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17430| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Relato de experiência no Programa Residência Pedagógica Geografia: vivências no Novo Ensino médio |
| Autor(es): | Nascimento, Sarah Lima |
| Primeiro Orientador: | Almeida, Jacqueline Praxedes de |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Cirlene Jeane de Santos e |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Calazans, Dênis Rocha |
| Resumo: | O Programa Residência Pedagógica (PRP), desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é destinado a estudantes dos cursos de licenciatura a partir do 5° período, fazendo com que tenham uma proximidade da realidade escolar e capacitando-os a serem profissionais reflexivos e atuantes. Durante o ciclo 2022-2024 do PRP em Geografia da UFAL Campus Maceió, foram notórias as diversas experiências e desafios que foram encarados por nós educadores, a principal delas foi o Novo Ensino Médio (NEM), que trouxe mudanças significativas para a educação brasileira, exigindo adaptação constante dos professores e alunos. O NEM e seus impactos sobre o futuro da educação geográfica são analisados neste trabalho na perspectiva de uma futura licenciada em Geografia, considerando os desafios observados e vivenciados durante o programa, que se intensificaram devido a problemas estruturais da educação e às sequelas da pandemia de COVID-19. As mudanças impostas pelo NEM, como a redução da carga horária de disciplinas como Geografia, e a implementação de novas atividades como as eletivas, o projeto de vida e as trilhas de profundamento, são um dos fatores que reforçam este movimento de sucateamento e o esvaziamento da educação brasileira, afetando principalmente a população mais pobre, que são os mais prejudicados com essas mudanças. |
| Palavras-chave: | Geografia - Estudo e ensino Novo Ensino médio Formação docente Programa Residência Pedagógica Licenciaturas Estudantes de Geografia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura |
| Citação: | NASCIMENTO, Sarah Lima. Relato de experiência no Programa Residência Pedagógica Geografia: vivências no Novo Ensino médio. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17430 |
| Data do documento: | 21-jan-2025 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Relato de experiência no Programa Residência Pedagógica Geografia: vivências no Novo Ensino médio.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.