00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17430
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relato de experiência no Programa Residência Pedagógica Geografia: vivências no Novo Ensino médio
Autor(es): Nascimento, Sarah Lima
Primeiro Orientador: Almeida, Jacqueline Praxedes de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Cirlene Jeane de Santos e
metadata.dc.contributor.referee2: Calazans, Dênis Rocha
Resumo: O Programa Residência Pedagógica (PRP), desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é destinado a estudantes dos cursos de licenciatura a partir do 5° período, fazendo com que tenham uma proximidade da realidade escolar e capacitando-os a serem profissionais reflexivos e atuantes. Durante o ciclo 2022-2024 do PRP em Geografia da UFAL Campus Maceió, foram notórias as diversas experiências e desafios que foram encarados por nós educadores, a principal delas foi o Novo Ensino Médio (NEM), que trouxe mudanças significativas para a educação brasileira, exigindo adaptação constante dos professores e alunos. O NEM e seus impactos sobre o futuro da educação geográfica são analisados neste trabalho na perspectiva de uma futura licenciada em Geografia, considerando os desafios observados e vivenciados durante o programa, que se intensificaram devido a problemas estruturais da educação e às sequelas da pandemia de COVID-19. As mudanças impostas pelo NEM, como a redução da carga horária de disciplinas como Geografia, e a implementação de novas atividades como as eletivas, o projeto de vida e as trilhas de profundamento, são um dos fatores que reforçam este movimento de sucateamento e o esvaziamento da educação brasileira, afetando principalmente a população mais pobre, que são os mais prejudicados com essas mudanças.
Palavras-chave: Geografia - Estudo e ensino
Novo Ensino médio
Formação docente
Programa Residência Pedagógica
Licenciaturas
Estudantes de Geografia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: NASCIMENTO, Sarah Lima. Relato de experiência no Programa Residência Pedagógica Geografia: vivências no Novo Ensino médio. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17430
Data do documento: 21-jan-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relato de experiência no Programa Residência Pedagógica Geografia: vivências no Novo Ensino médio.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.