00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Jacqueline Praxedes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp:/lattes.cnpq.br/8079389802609076pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Cirlene Jeane de Santos e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0895494310671478pt_BR
dc.contributor.referee2Calazans, Dênis Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2551443152410199pt_BR
dc.creatorNascimento, Sarah Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4577021320288782pt_BR
dc.date.accessioned2025-12-17T17:57:35Z-
dc.date.available2025-12-09-
dc.date.available2025-12-17T17:57:35Z-
dc.date.issued2025-01-21-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Sarah Lima. Relato de experiência no Programa Residência Pedagógica Geografia: vivências no Novo Ensino médio. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17430-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectNovo Ensino médiopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectLicenciaturaspt_BR
dc.subjectEstudantes de Geografiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleRelato de experiência no Programa Residência Pedagógica Geografia: vivências no Novo Ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Programa Residência Pedagógica (PRP), desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é destinado a estudantes dos cursos de licenciatura a partir do 5° período, fazendo com que tenham uma proximidade da realidade escolar e capacitando-os a serem profissionais reflexivos e atuantes. Durante o ciclo 2022-2024 do PRP em Geografia da UFAL Campus Maceió, foram notórias as diversas experiências e desafios que foram encarados por nós educadores, a principal delas foi o Novo Ensino Médio (NEM), que trouxe mudanças significativas para a educação brasileira, exigindo adaptação constante dos professores e alunos. O NEM e seus impactos sobre o futuro da educação geográfica são analisados neste trabalho na perspectiva de uma futura licenciada em Geografia, considerando os desafios observados e vivenciados durante o programa, que se intensificaram devido a problemas estruturais da educação e às sequelas da pandemia de COVID-19. As mudanças impostas pelo NEM, como a redução da carga horária de disciplinas como Geografia, e a implementação de novas atividades como as eletivas, o projeto de vida e as trilhas de profundamento, são um dos fatores que reforçam este movimento de sucateamento e o esvaziamento da educação brasileira, afetando principalmente a população mais pobre, que são os mais prejudicados com essas mudanças.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relato de experiência no Programa Residência Pedagógica Geografia: vivências no Novo Ensino médio.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.