Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17430Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Almeida, Jacqueline Praxedes de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http:/lattes.cnpq.br/8079389802609076 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Santos, Cirlene Jeane de Santos e | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0895494310671478 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Calazans, Dênis Rocha | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2551443152410199 | pt_BR |
| dc.creator | Nascimento, Sarah Lima | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4577021320288782 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-12-17T17:57:35Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-09 | - |
| dc.date.available | 2025-12-17T17:57:35Z | - |
| dc.date.issued | 2025-01-21 | - |
| dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Sarah Lima. Relato de experiência no Programa Residência Pedagógica Geografia: vivências no Novo Ensino médio. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17430 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Curso de Geografia - Licenciatura | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Geografia - Estudo e ensino | pt_BR |
| dc.subject | Novo Ensino médio | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Programa Residência Pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | Licenciaturas | pt_BR |
| dc.subject | Estudantes de Geografia | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
| dc.title | Relato de experiência no Programa Residência Pedagógica Geografia: vivências no Novo Ensino médio | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.description.resumo | O Programa Residência Pedagógica (PRP), desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é destinado a estudantes dos cursos de licenciatura a partir do 5° período, fazendo com que tenham uma proximidade da realidade escolar e capacitando-os a serem profissionais reflexivos e atuantes. Durante o ciclo 2022-2024 do PRP em Geografia da UFAL Campus Maceió, foram notórias as diversas experiências e desafios que foram encarados por nós educadores, a principal delas foi o Novo Ensino Médio (NEM), que trouxe mudanças significativas para a educação brasileira, exigindo adaptação constante dos professores e alunos. O NEM e seus impactos sobre o futuro da educação geográfica são analisados neste trabalho na perspectiva de uma futura licenciada em Geografia, considerando os desafios observados e vivenciados durante o programa, que se intensificaram devido a problemas estruturais da educação e às sequelas da pandemia de COVID-19. As mudanças impostas pelo NEM, como a redução da carga horária de disciplinas como Geografia, e a implementação de novas atividades como as eletivas, o projeto de vida e as trilhas de profundamento, são um dos fatores que reforçam este movimento de sucateamento e o esvaziamento da educação brasileira, afetando principalmente a população mais pobre, que são os mais prejudicados com essas mudanças. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Relato de experiência no Programa Residência Pedagógica Geografia: vivências no Novo Ensino médio.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.