00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, José Renan Gomes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1740861882717534pt_BR
dc.contributor.referee1Francisco, Deise Juliana-
dc.contributor.referee2Nunes, Nelson da Silva-
dc.creatorSilva, Carolaine de Souza-
dc.creatorCristo, Maria Júlia Ferreira dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499169925106851pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6447091917864280pt_BR
dc.date.accessioned2025-12-17T12:28:43Z-
dc.date.available2025-12-17-
dc.date.available2025-12-17T12:28:43Z-
dc.date.issued2025-11-27-
dc.identifier.citationSILVA, Carolaine de Souza; CRISTO, Maria Júlia Ferreira dos Santos; SANTOS, José Renan Gomes dos. Levantamento de pesquisas sobre a educação ambiental na educação infantil: um recorte dos últimos cinco anos. 2025. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17427-
dc.description.abstractThe occurrence of extreme climatic events has mobilized researchers and public managers toward understanding, preventing, and mitigating the effects of these events on people’s lives. In this sense, the theme of Environmental Education (EE) in Early Childhood Education (ECE) proves to be highly relevant, as discussions about the relationship between human beings and nature should begin in the earliest years of schooling. The objective of this study is to identify, through a Systematic Literature Review (SLR), the conceptions of Environmental Education (EE) present in studies on EE in Early Childhood Education (ECE). The process of searching for and selecting articles was carried out in the SciELO database for the period from 2020 to 2024. The inclusion process followed the stages of reading the titles, abstracts, and keywords, which resulted in 15 (fifteen) studies being read in full. Of these, 7 (seven) empirical studies remained to compose the research corpus. With the aid of a guide, the information was extracted and organized into a table. The main results highlight: i) that the studies were categorized into diagnosis, teaching resources, and pedagogical practice, covering both elements of training and practice; ii) the conceptions of environmental education - conservationist, pragmatic, and critical - which underpinned the theoretical and methodological aspects. Overall, this study was of great relevance to the authors, as it contributed to their closer engagement with the theme of Environmental Education in Early Childhood Education, which is of great importance for pedagogical practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectRevisão sistemática da literatura (RSL)pt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectSystematic literature reviewpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleLevantamento de pesquisas sobre a educação ambiental na educação infantil: um recorte dos últimos cinco anospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA ocorrência de eventos climáticos extremos tem mobilizado pesquisadores e gestores públicos quanto à compreensão, prevenção e mitigação dos efeitos destes eventos na vida das pessoas. Nesse sentido, o tema Educação Ambiental (EA) na Educação Infantil (EI) se mostra de grande relevância, pois as discussões sobre a relação entre o homem e a natureza devem ser iniciadas desde os primeiros anos de escolaridade. O objetivo deste trabalho é o de identificar, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), quais as concepções de EA presentes nos trabalhos sobre EA na EI. O processo de busca e seleção de artigos foi realizado na base de dados Scielo para o período de 2020 a 2024. O processo de inclusão seguiu as etapas de leitura dos títulos, dos resumos e das palavras-chave, o que resultou em 15 (quinze) trabalhos que foram lidos na íntegra, restando para compor o corpus da pesquisa, 7 (sete) trabalhos do tipo empírico. Com o auxílio de um guia, extraímos as informações que foram organizadas em um quadro. Como principais resultados, destacamos: i) que os trabalhos foram categorizados em: diagnóstico, recursos didáticos e prática pedagógica, o que cobre tanto elementos de formação quanto de prática; ii) referente às concepções de educação ambiental - conservacionista, pragmática e crítica - que fundamentaram os aspectos teóricos e metodológicos. No geral, este trabalho foi de grande relevância para as autoras, pois contribuiu para a aproximação destas com o tema Educação Ambiental na Educação Infantil, algo de grande relevância para atuação pedagógica.pt_BR
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