00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17403
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Abdizia Maria Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Erica Renata Vilela de-
dc.contributor.referee2Torres, Andresso Marques-
dc.creatorSantos, Crisly Mikécia Vieira dos-
dc.creatorSilva, Tamires Alves da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2541121777834431pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0946474969996309pt_BR
dc.date.accessioned2025-12-15T17:46:19Z-
dc.date.available2025-12-15-
dc.date.available2025-12-15T17:46:19Z-
dc.date.issued2025-11-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Crisly Mikécia Vieira dos; SILVA, Tamires Alves da. Políticas públicas para a educação de jovens e adultos: reflexos do pacto nacional pela superação do analfabetismo em Alagoas. 2025. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17403-
dc.description.abstractThis study presents an analysis of Youth and Adult Education (EJA), highlighting its relevance as a public policy aimed at guaranteeing the right to education and overcoming historical inequalities in Brazil. The research aims to analyze the impact of the National Pact for Overcoming Illiteracy on the implementation of EJA in the state of Alagoas, considering the application of the National Curriculum Guidelines for EJA (2000 and 2025), as well as the strategies and actions for implementation in the state. The research investigates the history of EJA in Brazil and in Alagoas, its legal and pedagogical milestones, the foundations and changes of the 2000 and 2025 Guidelines, and related public policies, with emphasis on the National Pact and its articulation with the guidelines. The study, with a qualitative approach, is based on documentary and bibliographic analysis, examining the main related legislation and opinions. The results reveal significant progress in expanding access, teacher training, and valuing the individuals involved in adult education, but also highlight structural challenges to consolidating this policy as a permanent state action. It is concluded that strengthening adult education requires continuous investment, coordination between federal levels of government, and recognition of its emancipatory role in building a democratic and inclusive education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultos - EJApt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDiretrizes curricularespt_BR
dc.subjectPacto EJApt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectCurricular guidelinept_BR
dc.subjectYouth and adult education pactpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePolíticas públicas para a educação de jovens e adultos: reflexos do pacto nacional pela superação do analfabetismo em Alagoaspt_BR
dc.title.alternativePublic policies for youth and adult education: Reflections of the national pact for overcoming illiteracy in Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo apresenta uma análise sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando sua relevância como política pública voltada à garantia do direito à escolarização e à superação das desigualdades históricas no Brasil. O objetivo da pesquisa é analisar os reflexos do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo na implementação da EJA no estado de Alagoas, considerando a aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA (2000 e 2025), bem como as estratégias e ações de implementação no estado. A pesquisa investiga o histórico da EJA no Brasil e em Alagoas, seus marcos legais e pedagógicos, os fundamentos e mudanças das Diretrizes de 2000 e 2025, e as políticas públicas relacionadas, com ênfase no Pacto Nacional e sua articulação com as diretrizes. O estudo, de abordagem qualitativa, fundamenta-se em análise documental e bibliográfica, examinando as principais legislações e pareceres relacionados. Os resultados revelam avanços significativos na ampliação da oferta, na formação docente e na valorização dos sujeitos da EJA, mas também evidenciam desafios estruturais para a consolidação dessa política como ação permanente do Estado. Conclui-se que o fortalecimento da EJA exige investimento contínuo, articulação entre as esferas federativas e reconhecimento de seu papel emancipador na construção de uma educação democrática e inclusiva.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.