Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17316Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Cavalcante, Valéria Campos | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6189537710156188 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Sobral, Marcos Paulo de Oliveira | - |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Cléia de Oliveira da | - |
| dc.creator | Costa, Anne Gabrielly Silva da | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4081139346024234 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-26T15:40:49Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-26 | - |
| dc.date.available | 2025-11-26T15:40:49Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-11 | - |
| dc.identifier.citation | COSTA, Anne Gabrielly Silva da. Estudantes trabalhares/as da EJA em Maceió: identidades em questão? 2025. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17316 | - |
| dc.description.abstract | This final course paper presents an analysis of the identities of students attending the Youth, Adult, and Elderly Education (EJAI) modality at the Margarida Municipal School, located in Maceió/AL. The study is an excerpt of experiences gained during Supervised Internship IV at CEDU/UFAL. Its objective is to analyze who the students attending EJA at the researched school are, focusing on their expectations regarding the schooling process and their aspirations concerning their return to studies, considering their dreams and life context. A literature review was conducted for the theoretical basis, referencing researchers such as: Freire (1996); Pimenta (2010); Cavalcante (2021); among others. Subsequently, data was collected through a semi-structured interview with six students enrolled in the third phase of the first segment of EJAI at Margarida School, seeking a closer understanding of the reality they experience. The results of the analyses performed in the research reveal the difficulties that caused the students to drop out of school in childhood, as well as their perspectives on the schooling process and their plans for the future. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Acesso escolar | pt_BR |
| dc.subject | Education | pt_BR |
| dc.subject | Youth and adult education | pt_BR |
| dc.subject | School access | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.title | Estudantes trabalhadores/as da EJA em Maceió: identidade em questão? | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.description.resumo | Neste trabalho de conclusão de curso, apresenta-se uma análise sobre as identidades dos/as estudantes que frequentam a modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) na Escola Municipal Margarida, localizada em Maceió/AL. O estudo é um recorte de experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado IV do CEDU/UFAL. Tem como objetivo analisar quem são os alunos que frequentam a EJA na escola pesquisada, tendo como foco suas expectativas sobre o processo de escolarização e aspirações referentes ao retorno aos estudos, considerando seus sonhos e contexto de vida. Para a base teórica foi realizada uma revisão de literatura, tendo como referência pesquisadores como: Freire (1996); Pimenta (2010); Cavalcante (2021); entre outros. Posteriormente, uma coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com seis estudantes matriculados em turmas da terceira fase do primeiro segmento da EJAI da Escola Margarida, no intuito de buscar uma maior aproximação e entendimento da realidade vivenciada por eles/elas. Os resultados das análises realizadas na pesquisa revelam as dificuldades que fizeram os/as estudantes se afastarem da escola na infância, bem como suas perspectivas quanto ao processo de escolarização e seus projetos para o futuro. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Estudantes trabalhadores.as da EJA em Maceio - identidades em questao.pdf | 582.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.