00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17183
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os exames de suficiência em Alagoas: a certificação de professores secundários (1965 a 1970)
Autor(es): Silva, Maria Rafaela Ferreira da
Primeiro Orientador: Santos, Ivanildo Gomes dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Edlene Cavalcanti
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Edgleide de Oliveira Clemente da
Resumo: O presente estudo compreende os Exames de Suficiência realizados em Alagoas entre 1965 e 1970, com o objetivo de certificar professores para o ensino secundário. Estes surgiram como uma política pública emergencial, diante da escassez de professores qualificados devido ao crescimento desordenado das escolas secundárias, iniciado com a promulgação da Lei Orgânica do Ensino Secundário, em 1942. Para mitigar essa deficiência, o Ministério da Educação e Saúde instituiu, por meio do Decreto-lei n.º 8.777 de 1946, a exigência do registro definitivo dos professores no ensino secundário. O decreto permitia que indivíduos não licenciados realizassem o Exame de Suficiência, os quais, se aprovados, garantiam a autorização para o exercício do magistério nas escolas secundárias com carência de docentes diplomados pela Faculdade de Filosofia. Os exames foram extintos em 1971, com promulgação da Lei n.º 5.692, que estabeleceu as diretrizes para os ensinos de 1º e 2º graus, que determinava as licenciaturas curta e plena como as únicas formas regulamentadas para a formação e certificação de professores. O objetivo desta pesquisa é compreender o processo de formação de professores secundários em Alagoas durante esse período, por meio da análise dos Exames de Suficiência. Para isso, buscamos identificar a evolução da política de formação de professores do século XIX ao século XX, descrever o contexto que motivou a criação dos exames de suficiência no Brasil e em Alagoas, e explicar como esses exames foram organizados e realizados em Alagoas entre 1965 e 1970. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com ênfase na análise de fontes primárias, como fichas de inscrição, termos e relatórios, salvaguardados pelo acervo do Grupo de Estudo e Pesquisa História da Educação, Cultura e Literatura, vinculado ao Centro de Educação da UFAL. Foram também consultados autores de referência na área, como Uekane (2008), Tanuri (2000) e Lopez e Souza (2018). Os resultados da pesquisa indicam que os Exames de Suficiência em Alagoas ocorreram entre 1965 e 1970, precedidos por um curso intensivo de preparação, realizado em parceria entre a Faculdade de Filosofia e a Diretoria do Ensino Secundário do Ministério da Educação e Cultura. Conforme os documentos analisados, 332 candidatos foram aprovados para lecionar no ensino secundário entre 1966 e 1971.
Abstract: This study encompasses the Proficiency Examinations conducted in Alagoas between 1965 and 1970, with the objective of certifying teachers for secondary education. These examinations emerged as an emergency public policy, given the scarcity of qualified teachers due to the disorderly growth of secondary schools, which began with the promulgation of the Organic Law of Secondary Education in 1942. To mitigate this deficiency, the Ministry of Education and Health instituted, through Decree-Law No. 8,777 of 1946, the requirement for the definitive registration of teachers in secondary education. The decree allowed unlicensed individuals to take the Proficiency Examination, which, if approved, guaranteed authorization to teach in secondary schools lacking teachers with diplomas from the Faculty of Philosophy. The exams were abolished in 1971 with the enactment of Law No. 5,692, which established guidelines for primary and secondary education, determining short and full teaching degrees as the only regulated forms for the training and certification of teachers. The objective of this research is to understand the process of secondary school teacher training in Alagoas during this period, through the analysis of the Proficiency Exams. To this end, we seek to identify the evolution of teacher training policy from the 19th to the 20th century, describe the context that motivated the creation of the proficiency exams in Brazil and in Alagoas, and explain how these exams were organized and carried out in Alagoas between 1965 and 1970. The research is characterized as qualitative, with an emphasis on the analysis of primary sources, such as registration forms, terms and reports, safeguarded by the collection of the Study and Research Group on the History of Education, Culture and Literature, linked to the Education Center of UFAL. Reference authors in the field were also consulted, such as Uekane (2008), Tanuri (2000), and Lopez and Souza (2018). The research results indicate that the Proficiency Exams in Alagoas took place between 1965 and 1970, preceded by an intensive preparation course, carried out in partnership between the Faculty of Philosophy and the Directorate of Secondary Education of the Ministry of Education and Culture. According to the documents analyzed, 332 candidates were approved to teach in secondary education between 1966 and 1971.
Palavras-chave: Exame de suficiência
Certificação de professores
Ensino secundário
Proficiency exam
Teacher certification
Secondary education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SILVA, Maria Rafaela Ferreira da. Os exames de suficiência em Alagoas: a certificação de professores secundários (1965 a 1970). 2025. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17183
Data do documento: 5-dez-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os exames de suficiencia em Alagoas - a certificacao de professores secundarios - 1965 a 1970.pdf5.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.