00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17178
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inclusão educacional na formação docente: o relato de um graduando
Título(s) alternativo(s): Educational inclusion in teacher education: a undergraduate student's report
Autor(es): França Neto, João Medeiros de
Primeiro Orientador: Silva, Rosycléa Dantas
metadata.dc.contributor.referee1: Tibana, Adriana Lopes Lisboa
metadata.dc.contributor.referee2: Pitombeira, Cátia Veneziano
Resumo: Ao longo dos anos, muitos estudiosos têm apontado a necessidade de uma formação docente na perspectiva da inclusão educacional (SKLIAR, 2006; MANTOAN, 2015; MEDRADO; CELANI, 2017; DANTAS, 2019). Nesse cenário, esta pesquisa tem como principal objetivo investigar como um concluinte de Letras Inglês compreende a formação inicial e o trabalho docente com a inclusão, a partir da interpretação efetuada pelo graduando sobre sua formação docente na textualização de um relato reflexivo. Para tanto, utilizamos como suporte teórico, estudos sobre formação docente e inclusão (SKLIAR, 2006; 2015; MANTOAN, 2015; DANTAS, 2014; 2019). Os dados foram gerados por meio de um relato reflexivo, escrito e partilhado digitalmente por um concluinte do curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Alagoas. A análise qualitativa demonstra lacunas que ainda perpassam a licenciatura de Letras Inglês, em termos de inclusão educacional e ressalta o papel da afetividade como fundamental na construção de uma formação docente mais inclusiva.
Abstract: Over the years, many scholars have pointed out the need for teacher education from the perspective of educational inclusion (SKLIAR, 2006; MANTOAN, 2015; MEDRADO; CELANI, 2017; DANTAS, 2019). In this scenario, this research has as its main goal to investigate how an undergraduate student of the English Modern Language course (Letras Inglês), in the final semester, understands the initial formation and the teaching work with the inclusion, from the interpretation made by the student on his teaching education in the textualization of a reflective report. For this purpose, we used, as a theoretical framework, the studies about teaching work and inclusion (SKLIAR, 2006; 2015; MANTOAN, 2015; DANTAS, 2014; 2019). The data were generated through a reflective report, written and shared digitally by a student of the English Modern Language course at the Federal University of Alagoas. The qualitative analysis demonstrates gaps that still permeate the course, in terms of educational inclusion and highlights the role of affectivity as fundamental in the construction of a more inclusive teacher education.
Palavras-chave: Inclusão
Formação docente
Professores de língua inglesa - Formação
Inclusão educacional
Educação inclusiva
Inclusion
Teacher training
English Language teachers - Training
Educational inclusion
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Inglês) - Licenciatura
Citação: FRANÇA NETO, João Medeiros de. Inclusão educacional na formação docente: o relato de um graduando. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17178
Data do documento: 25-fev-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inclusão educacional na formação docente: o relato de um graduando.pdf580.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.