00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17178
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Rosycléa Dantas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8321605240777468pt_BR
dc.contributor.referee1Tibana, Adriana Lopes Lisboa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4676498209317114pt_BR
dc.contributor.referee2Pitombeira, Cátia Veneziano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5795698668844195pt_BR
dc.creatorFrança Neto, João Medeiros de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8884478280769731pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-05T13:13:43Z-
dc.date.available2025-09-30-
dc.date.available2025-11-05T13:13:43Z-
dc.date.issued2022-02-25-
dc.identifier.citationFRANÇA NETO, João Medeiros de. Inclusão educacional na formação docente: o relato de um graduando. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17178-
dc.description.abstractOver the years, many scholars have pointed out the need for teacher education from the perspective of educational inclusion (SKLIAR, 2006; MANTOAN, 2015; MEDRADO; CELANI, 2017; DANTAS, 2019). In this scenario, this research has as its main goal to investigate how an undergraduate student of the English Modern Language course (Letras Inglês), in the final semester, understands the initial formation and the teaching work with the inclusion, from the interpretation made by the student on his teaching education in the textualization of a reflective report. For this purpose, we used, as a theoretical framework, the studies about teaching work and inclusion (SKLIAR, 2006; 2015; MANTOAN, 2015; DANTAS, 2014; 2019). The data were generated through a reflective report, written and shared digitally by a student of the English Modern Language course at the Federal University of Alagoas. The qualitative analysis demonstrates gaps that still permeate the course, in terms of educational inclusion and highlights the role of affectivity as fundamental in the construction of a more inclusive teacher education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Inglês) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectProfessores de língua inglesa - Formaçãopt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectEnglish Language teachers - Trainingpt_BR
dc.subjectEducational inclusionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleInclusão educacional na formação docente: o relato de um graduandopt_BR
dc.title.alternativeEducational inclusion in teacher education: a undergraduate student's reportpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAo longo dos anos, muitos estudiosos têm apontado a necessidade de uma formação docente na perspectiva da inclusão educacional (SKLIAR, 2006; MANTOAN, 2015; MEDRADO; CELANI, 2017; DANTAS, 2019). Nesse cenário, esta pesquisa tem como principal objetivo investigar como um concluinte de Letras Inglês compreende a formação inicial e o trabalho docente com a inclusão, a partir da interpretação efetuada pelo graduando sobre sua formação docente na textualização de um relato reflexivo. Para tanto, utilizamos como suporte teórico, estudos sobre formação docente e inclusão (SKLIAR, 2006; 2015; MANTOAN, 2015; DANTAS, 2014; 2019). Os dados foram gerados por meio de um relato reflexivo, escrito e partilhado digitalmente por um concluinte do curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Alagoas. A análise qualitativa demonstra lacunas que ainda perpassam a licenciatura de Letras Inglês, em termos de inclusão educacional e ressalta o papel da afetividade como fundamental na construção de uma formação docente mais inclusiva.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inclusão educacional na formação docente: o relato de um graduando.pdf580.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.