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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17167| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Ensino de língua inglesa no projeto Casas de Cultura no Campus: aprendizados e reflexões de uma professora em formação inicial |
| Título(s) alternativo(s): | English language teaching at Casas de Cultura no Campus project: learning and reflections of a teacher in initial formation |
| Autor(es): | Silva, Wyara Rachel Vieira |
| Primeiro Orientador: | Ifa, Sérgio |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Rosycléa Dantas |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Benyelton Miguel dos |
| Resumo: | Este estudo objetiva investigar minhas experiências, reflexões e desenvolvimento como professora em formação inicial durante o tempo em que participei do projeto Casas de Cultura no Campus, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Tem enfoque nas desconstruções de crenças acerca do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras por mim vivenciadas durante todo esse período e, sobretudo, a relação de tais desconstruções causaram na minha prática docente e no aprendizado e formação crítica dos meus alunos. O estudo segue orientações da autoetnografia, que Tony Adams (2015, p. 1) caracteriza como “uma demonstração analítica e artística de como nós viemos a conhecer, nomear e interpretar experiências culturais e pessoais” onde o pesquisador se insere como participante de sua própria pesquisa e possui a finalidade de interpretar e reflexionar sobre sua prática durante todo o andamento da pesquisa. Aliando-a às noções de letramento crítico (SANTOS E IFA, 2013; MCLAUGHLIN E DEVOOGD, 2004; JANKS, 2013), que incentiva a participação crítica dos alunos na sala de aula e fora dela, utilizei planos de aula, diários de aula, prints de WhatsApp e Facebook, textos e áudios produzidos pelos alunos como coleta de dados. As noções de transculturalidade também estiveram presentes para que fosse possível o entendimento de troca entre culturas e como isso repercutiu no aprendizado da língua-alvo para os alunos. Os resultados mostram que a escolha de adotar a perspectiva do letramento crítico na minha sala de aula trouxeram ótimas e efetivas consequências para o desenvolvimento linguístico, crítico e social de todos os participantes da pesquisa, pois os alunos foram capazes de se expressar linguístico-discursivamente ao passo que também construíam sua formação cidadã. Por fim, ter ressignificado as crenças sobre a maneira de lecionar trouxeram duradouros frutos. |
| Abstract: | The aim of this study is to investigate my experiences, reflections and development as a teacher in inital formation during the time I was in Casas de Cultura no Campus, a project from Faculdade de Letras, situated in the Federal University of Alagoas (Ufal). It focuses on the deconstruction of beliefs regarding the teaching-learning of foreign languages lived by me during that time and, above all, the outcomes the interconnections the deconstructions caused on my teaching practice and on the learning and critical education of my students. The study follows orientations of autoetnography, which Tony Adams (2015, p. 1) characterized as “artistic and analytic demonstrations of how we come to know, name, and interpret personal and cultural experience”, in which the researcher inserts themselves as a participant of their own research with the purpose of interpreting and reflecting on their practice during the research progress. Allied to the notions of critical literacy (SANTOS E IFA, 2013; MCLAUGHLIN E DEVOOGD, 2004; JANKS, 2013), that incentives the critical participation of students in and outside the classroom, made use of class plans, class reports, WhatsApp and Facebook prints, written texts and audios produced by the students as data collection. The notions of transculturality were also present so it could be made possible both the understanding of culture exchanges and how it repercussed on the learning process of the target-language for the students. The results show that the choice of adopting the critical literacy perspective in my classroom brought all the participants great and effective linguistic, critical and social development, once they were capable of expressing themselves in the same way they could build their citizen formation. Finally, having my beliefs resignified regarding my ways of teaching brought everlasting good consequences. |
| Palavras-chave: | Língua inglesa – Estudo e ensino Ensino e aprendizagem Letramento Professores de inglês - Formação English Language – Study and Teaching Teaching and learning Literacy English Teachers - Training |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Inglês) - Licenciatura |
| Citação: | SILVA, Wyara Rachel Vieira. Ensino de língua inglesa no projeto Casas de Cultura no Campus: aprendizados e reflexões de uma professora em formação inicial. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17167 |
| Data do documento: | 1-abr-2021 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE |
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