00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17167
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ifa, Sérgio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5731503098918984pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rosycléa Dantas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8321605240777468pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Benyelton Miguel dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8449158927994863pt_BR
dc.creatorSilva, Wyara Rachel Vieira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6503013024592790pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-05T12:54:29Z-
dc.date.available2025-09-02-
dc.date.available2025-11-05T12:54:29Z-
dc.date.issued2021-04-01-
dc.identifier.citationSILVA, Wyara Rachel Vieira. Ensino de língua inglesa no projeto Casas de Cultura no Campus: aprendizados e reflexões de uma professora em formação inicial. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17167-
dc.description.abstractThe aim of this study is to investigate my experiences, reflections and development as a teacher in inital formation during the time I was in Casas de Cultura no Campus, a project from Faculdade de Letras, situated in the Federal University of Alagoas (Ufal). It focuses on the deconstruction of beliefs regarding the teaching-learning of foreign languages lived by me during that time and, above all, the outcomes the interconnections the deconstructions caused on my teaching practice and on the learning and critical education of my students. The study follows orientations of autoetnography, which Tony Adams (2015, p. 1) characterized as “artistic and analytic demonstrations of how we come to know, name, and interpret personal and cultural experience”, in which the researcher inserts themselves as a participant of their own research with the purpose of interpreting and reflecting on their practice during the research progress. Allied to the notions of critical literacy (SANTOS E IFA, 2013; MCLAUGHLIN E DEVOOGD, 2004; JANKS, 2013), that incentives the critical participation of students in and outside the classroom, made use of class plans, class reports, WhatsApp and Facebook prints, written texts and audios produced by the students as data collection. The notions of transculturality were also present so it could be made possible both the understanding of culture exchanges and how it repercussed on the learning process of the target-language for the students. The results show that the choice of adopting the critical literacy perspective in my classroom brought all the participants great and effective linguistic, critical and social development, once they were capable of expressing themselves in the same way they could build their citizen formation. Finally, having my beliefs resignified regarding my ways of teaching brought everlasting good consequences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Inglês) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectProfessores de inglês - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnglish Language – Study and Teachingpt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectEnglish Teachers - Trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleEnsino de língua inglesa no projeto Casas de Cultura no Campus: aprendizados e reflexões de uma professora em formação inicialpt_BR
dc.title.alternativeEnglish language teaching at Casas de Cultura no Campus project: learning and reflections of a teacher in initial formationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetiva investigar minhas experiências, reflexões e desenvolvimento como professora em formação inicial durante o tempo em que participei do projeto Casas de Cultura no Campus, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Tem enfoque nas desconstruções de crenças acerca do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras por mim vivenciadas durante todo esse período e, sobretudo, a relação de tais desconstruções causaram na minha prática docente e no aprendizado e formação crítica dos meus alunos. O estudo segue orientações da autoetnografia, que Tony Adams (2015, p. 1) caracteriza como “uma demonstração analítica e artística de como nós viemos a conhecer, nomear e interpretar experiências culturais e pessoais” onde o pesquisador se insere como participante de sua própria pesquisa e possui a finalidade de interpretar e reflexionar sobre sua prática durante todo o andamento da pesquisa. Aliando-a às noções de letramento crítico (SANTOS E IFA, 2013; MCLAUGHLIN E DEVOOGD, 2004; JANKS, 2013), que incentiva a participação crítica dos alunos na sala de aula e fora dela, utilizei planos de aula, diários de aula, prints de WhatsApp e Facebook, textos e áudios produzidos pelos alunos como coleta de dados. As noções de transculturalidade também estiveram presentes para que fosse possível o entendimento de troca entre culturas e como isso repercutiu no aprendizado da língua-alvo para os alunos. Os resultados mostram que a escolha de adotar a perspectiva do letramento crítico na minha sala de aula trouxeram ótimas e efetivas consequências para o desenvolvimento linguístico, crítico e social de todos os participantes da pesquisa, pois os alunos foram capazes de se expressar linguístico-discursivamente ao passo que também construíam sua formação cidadã. Por fim, ter ressignificado as crenças sobre a maneira de lecionar trouxeram duradouros frutos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.