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    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17080| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | Esporte de rendimento : verificar o estado de aptidão física mensurada por testes objetivos em praticantes de iniciação esportiva ao handebol no município de Messias-AL | 
| Autor(es): | Lins, Jusciele de Oliveira. | 
| Primeiro Orientador: | Sousa, Filipe Antônio de Barros | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Rodrigues, Natália de Almeida | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Sivan Menezes dos | 
| Resumo: | A Educação Física escolar incentiva a prática de atividade física para adolescentes desenvolverem hábitos saudáveis, o que ajuda a promover uma boa aptidão física e a mantê-los ativos ao longo de suas vidas. O handebol, como modalidade esportiva, requer uma variedade de movimentos e capacidades físicas, como força, potência, resistência, velocidade e flexibilidade, portanto, é importante entender a correlação entre a aptidão física, a iniciação esportiva e o desenvolvimento dos alunos tanto nas aulas de Educação Física quanto na prática do handebol. O objetivo deste estudo foi descrever e averiguar a aptidão física de escolares, entre 8 e 14 anos, que praticam esportes, especificamente o handebol, além das aulas de educação física, e diagnosticá-los com relação ao risco de saúde e sua classificação normativa de desempenho por meio dos parâmetros da bateria de testes PROESP-Br. O grupo amostral foi composto por 20 escolares, sendo 13 meninos com faixa etária de 9 a 14 anos e 7 meninas com faixa etária de 8 a 14 anos participantes do projeto de iniciação ao handebol. No presente estudo foi utilizada a estatística descritiva de Média e Desvio Padrão para todas as variáveis do PROESP-BR e sua correlação com os riscos à saúde e o desempenho motor. Os resultados mostraram que o grupo geral teve um bom resultado em relação à aptidão física para a saúde, com 16 participantes em Zona Saudável no índice de massa corporal (IMC) e apenas 4 em Zona de risco, estes 4 participantes também ficaram em Zona de risco na aptidão cardiorrespiratória, corroborando com outros estudos. Em relação ao desempenho motor, tiveram um mal resultado na maioria dos testes, com exceção da força para membro inferior, com 4 participantes em excelência e 10 participantes em muito bom. Mostrou-se uma necessidade no aumento da frequência de atividades das demais habilidades motoras. | 
| Abstract: | School Physical Education encourages the practice of physical activity for dolescents to develop healthy habits, which helps to promote good physical fitness and keep them active throughout their lives. Handball, as a sport, requires a variety of movements and physical capabilities, such as strength, power, endurance, speed and flexibility, so it is important to understand the correlation between physical fitness, sports initiation and student development both in Physical Education classes and in the practice of handball. The objective of this study was to describe and verify the physical fitness of schoolchildren between 8 and 14 years of age who practice sports, specifically handball, in addition to physical education classes, and to diagnose them in relation to health risk and their normative classification of performance through the parameters of the PROESP-Br battery of tests. The sample group consisted of 20 schoolchildren, 13 boys aged 9 to 14 years and 7 girls aged 8 to 14 years participating in the handball initiation project. In the present study, the descriptive statistics of Mean and Standard Deviation were used for all PROESP-BR variables and their correlation with health risks and motor performance. The results showed that the general group had a good result in relation to physical fitness for health, with 16 participants in the Healthy Zone in the body mass index (BMI) and only 4 in the Risk Zone, these 4 participants were also in the Risk Zone in cardiorespiratory fitness, corroborating with other studies. Regarding motor performance, they had a poor result in most of the tests, with the exception of strength for the lower limb, with 4 participants in excellence and 10 participants in very good. It was shown to be a need to increase the frequency of activities of the other motor skills. | 
| Palavras-chave: | Handebol Aptidão física Educação física escolar Adolescentes Iniciação ao handebol Physical fitness School physical education Initiation to handball | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física - Licenciatura | 
| Citação: | LINS, Jusciele de Oliveira. Esporte de rendimento : verificar o estado de aptidão física mensurada por testes objetivos em praticantes de iniciação esportiva ao handebol no município de Messias-AL. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17080 | 
| Data do documento: | 21-nov-2024 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO  FÍSICA - IEFE | 
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| Esporte de rendimento verificar o estado de aptidão física mensurada por testes objetivos em praticantes de iniciação esportiva ao handebol no município de Messias-AL.pdf | 798.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
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