00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sousa, Filipe Antônio de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7969290440714237pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Natália de Almeida-
dc.contributor.referee2Santos, Sivan Menezes dos-
dc.creatorLins, Jusciele de Oliveira.-
dc.date.accessioned2025-10-17T15:25:47Z-
dc.date.available2025-10-17-
dc.date.available2025-10-17T15:25:47Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationLINS, Jusciele de Oliveira. Esporte de rendimento : verificar o estado de aptidão física mensurada por testes objetivos em praticantes de iniciação esportiva ao handebol no município de Messias-AL. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17080-
dc.description.abstractSchool Physical Education encourages the practice of physical activity for dolescents to develop healthy habits, which helps to promote good physical fitness and keep them active throughout their lives. Handball, as a sport, requires a variety of movements and physical capabilities, such as strength, power, endurance, speed and flexibility, so it is important to understand the correlation between physical fitness, sports initiation and student development both in Physical Education classes and in the practice of handball. The objective of this study was to describe and verify the physical fitness of schoolchildren between 8 and 14 years of age who practice sports, specifically handball, in addition to physical education classes, and to diagnose them in relation to health risk and their normative classification of performance through the parameters of the PROESP-Br battery of tests. The sample group consisted of 20 schoolchildren, 13 boys aged 9 to 14 years and 7 girls aged 8 to 14 years participating in the handball initiation project. In the present study, the descriptive statistics of Mean and Standard Deviation were used for all PROESP-BR variables and their correlation with health risks and motor performance. The results showed that the general group had a good result in relation to physical fitness for health, with 16 participants in the Healthy Zone in the body mass index (BMI) and only 4 in the Risk Zone, these 4 participants were also in the Risk Zone in cardiorespiratory fitness, corroborating with other studies. Regarding motor performance, they had a poor result in most of the tests, with the exception of strength for the lower limb, with 4 participants in excellence and 10 participants in very good. It was shown to be a need to increase the frequency of activities of the other motor skills.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHandebolpt_BR
dc.subjectAptidão físicapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectIniciação ao handebolpt_BR
dc.subjectPhysical fitnesspt_BR
dc.subjectSchool physical educationpt_BR
dc.subjectInitiation to handballpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleEsporte de rendimento : verificar o estado de aptidão física mensurada por testes objetivos em praticantes de iniciação esportiva ao handebol no município de Messias-ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Educação Física escolar incentiva a prática de atividade física para adolescentes desenvolverem hábitos saudáveis, o que ajuda a promover uma boa aptidão física e a mantê-los ativos ao longo de suas vidas. O handebol, como modalidade esportiva, requer uma variedade de movimentos e capacidades físicas, como força, potência, resistência, velocidade e flexibilidade, portanto, é importante entender a correlação entre a aptidão física, a iniciação esportiva e o desenvolvimento dos alunos tanto nas aulas de Educação Física quanto na prática do handebol. O objetivo deste estudo foi descrever e averiguar a aptidão física de escolares, entre 8 e 14 anos, que praticam esportes, especificamente o handebol, além das aulas de educação física, e diagnosticá-los com relação ao risco de saúde e sua classificação normativa de desempenho por meio dos parâmetros da bateria de testes PROESP-Br. O grupo amostral foi composto por 20 escolares, sendo 13 meninos com faixa etária de 9 a 14 anos e 7 meninas com faixa etária de 8 a 14 anos participantes do projeto de iniciação ao handebol. No presente estudo foi utilizada a estatística descritiva de Média e Desvio Padrão para todas as variáveis do PROESP-BR e sua correlação com os riscos à saúde e o desempenho motor. Os resultados mostraram que o grupo geral teve um bom resultado em relação à aptidão física para a saúde, com 16 participantes em Zona Saudável no índice de massa corporal (IMC) e apenas 4 em Zona de risco, estes 4 participantes também ficaram em Zona de risco na aptidão cardiorrespiratória, corroborando com outros estudos. Em relação ao desempenho motor, tiveram um mal resultado na maioria dos testes, com exceção da força para membro inferior, com 4 participantes em excelência e 10 participantes em muito bom. Mostrou-se uma necessidade no aumento da frequência de atividades das demais habilidades motoras.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.