00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16997
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias e mecanismos avaliativos como melhoria no desempenho da aprendizagem no ensino de Física
Autor(es): Santos, Francielly Barbosa dos
Primeiro Orientador: Baggio, André Luís
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Guilherme Martins Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Claudino, Fernando
Resumo: Este trabalho aborda o papel fundamental das estratégias avaliativas adequadas no processo de ensino-aprendizagem. A avaliação é tratada como uma ferramenta essencial para diagnosticar dificuldades, orientar o progresso dos alunos e promover a melhoria contínua do desempenho acadêmico. Por meio da análise de estudos que utilizam mecanismos avaliativos inovadores, o trabalho explora como uma avaliação bem planejada pode impactar positivamente a compreensão dos conceitos físicos, além de estimular o engajamento e a autonomia dos estudantes, sugerindo que práticas avaliativas eficazes têm o potencial de transformar o aprendizado, tornando - o mais dinâmico e atendendo às necessidades dos alunos.
Abstract: This work addresses the fundamental role of appropriate assessment strategies in the teaching-learning process. Assessment is treated as an essential tool for diagnosing difficulties, guiding student progress and promoting continuous improvement in academic performance. Through the analysis of studies that use innovative assessment mechanisms, the work explores how a well-planned assessment can positively impact the understanding of physical concepts, in addition to stimulating student engagement and autonomy, suggesting that effective assessment practices have the potential to transform learning, making it more dynamic and meeting the needs of students.
Palavras-chave: Processo ensino-aprendizagem
Mecanismos avaliativos
Ensino de Física
Desempenho escolar
Teaching-learning process
Evaluation mechanisms
Teaching Physics
School performance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Física - Licenciatura
Citação: SANTOS, Francielly Barbosa dos. Estratégias e mecanismos avaliativos como melhoria no desempenho da aprendizagem no ensino de Física. 2025. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16997
Data do documento: 5-dez-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estratégias e mecanismos avaliativos como melhoria no desempenho da aprendizagem no ensino de Física.pdf559.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.