00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16997
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Baggio, André Luís-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9387208061003339pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Guilherme Martins Alves de-
dc.contributor.referee2Claudino, Fernando-
dc.creatorSantos, Francielly Barbosa dos-
dc.date.accessioned2025-09-30T13:02:28Z-
dc.date.available2025-09-30-
dc.date.available2025-09-30T13:02:28Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Francielly Barbosa dos. Estratégias e mecanismos avaliativos como melhoria no desempenho da aprendizagem no ensino de Física. 2025. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16997-
dc.description.abstractThis work addresses the fundamental role of appropriate assessment strategies in the teaching-learning process. Assessment is treated as an essential tool for diagnosing difficulties, guiding student progress and promoting continuous improvement in academic performance. Through the analysis of studies that use innovative assessment mechanisms, the work explores how a well-planned assessment can positively impact the understanding of physical concepts, in addition to stimulating student engagement and autonomy, suggesting that effective assessment practices have the potential to transform learning, making it more dynamic and meeting the needs of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectMecanismos avaliativospt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.subjectEvaluation mechanismspt_BR
dc.subjectTeaching Physicspt_BR
dc.subjectSchool performancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleEstratégias e mecanismos avaliativos como melhoria no desempenho da aprendizagem no ensino de Físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda o papel fundamental das estratégias avaliativas adequadas no processo de ensino-aprendizagem. A avaliação é tratada como uma ferramenta essencial para diagnosticar dificuldades, orientar o progresso dos alunos e promover a melhoria contínua do desempenho acadêmico. Por meio da análise de estudos que utilizam mecanismos avaliativos inovadores, o trabalho explora como uma avaliação bem planejada pode impactar positivamente a compreensão dos conceitos físicos, além de estimular o engajamento e a autonomia dos estudantes, sugerindo que práticas avaliativas eficazes têm o potencial de transformar o aprendizado, tornando - o mais dinâmico e atendendo às necessidades dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estratégias e mecanismos avaliativos como melhoria no desempenho da aprendizagem no ensino de Física.pdf559.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.