00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FANUT - FACULDADE DE NUTRIÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FANUT
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16951
Tipo: Dissertação
Título: Anemia e sua associação com a disponibilidade dietética de ferro, consumo calórico, insegurança alimentar e idade em crianças brasileiras socialmente vulneráveis
Autor(es): Vasconcelos, Karla Emanuelle Pereira de
Primeiro Orientador: Ataíde, Terezinha da Rocha
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva Neto, Luiz Gonzaga Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Risia Cristina Egito de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Juliana Célia de Farias
Resumo: O ferro, mineral vital em todos os ciclos da vida, está atrelada à principal causa de anemia. As crianças menores de cinco anos estão incluídas nos grupos de maior susceptibilidade para carência desse micronutriente, por diferentes causas, e sabe-se que a disponibilidade dietética de ferro (DiFe) é um dos fatores que interferem nessa deficiência. Sendo assim, o objetivo deste estudo é avaliar a presença de anemia em crianças brasileiras socialmente vulneráveis e identificar sua associação com a idade, insegurança alimentar, consumo calórico total e disponibilidade dietética de ferro. A presente issertação foi dividida em duas partes: a primeira é o capítulo de revisão da literatura, que discorre sobre as necessidades de ferro e a alimentação nos primeiros cinco anos de vida, bem como a disponibilidade dietética de ferro e algoritmos para suas estimativas, além da influência das políticas públicas na redução da anemia e o impacto da insegurança alimentar na alimentação infantil e deficiência de ferro. A segunda parte se trata de um artigo de resultados. O estudo teve delineamento transversal e foi realizado em favelas e comunidades urbanas do Município de Maceió, Nordeste do Brasil. Foram avaliados dados socioeconômicos e de saúde (idade, sexo, aleitamento materno e renda mensal familiar per capita), dietéticos (consumo calórico total e quantitativo de ferro dietético), avaliação da estimativa da DiFe a partir de algoritmos e variabilidade intraindividual, além de dados de insegurança alimentar (IA). Os resultados obtidos apontaram a existência de associação entre a baixa DiFe e anemia em crianças menores de 5 anos, revelando a IA, em qualquer nível, e a renda per capita familiar, nas classificações pobreza e extrema pobreza, como preditores positivos de anemia, e a idade e o consumo calórico, como preditores negativos. Logo, ressalta-se a importância de ampliar ações promovidas por todos os atores da sociedade na redução da prevalência de anemia principalmente nesse público mais vulnerável.
Palavras-chave: Ferro da dieta - Disponibilidade
Anemia
Populações vulneráveis - Crianças
Insegurança alimentar
Dietary Iron - Availability
Vulnerable populations - Children
Food insecurity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Nutrição
Citação: VASCONCELOS, Karla Emanuelle Pereira de. Anemia e sua associação com a disponibilidade dietética de ferro, consumo calórico, insegurança alimentar e idade em crianças brasileiras socialmente vulneráveis. 2025. 55 f. Dissertação (Mestrado em Nutrição) – Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16951
Data do documento: 28-fev-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FANUT



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.