00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O papel do pedagogo no suporte educacional a crianças e adolescentes no contexto hospitalar em Maceió-AL
Título(s) alternativo(s): The role of the pedagogue in educational support for children and adolescents in the hospital context of Maceió-AL
Autor(es): Santos, Iris Santino dos
Sena, Jayanne Gabriela da Silva
Primeiro Orientador: Mercado, Elisangela Leal de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Jacyene Melo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Sales, Mônica Patrícia da Silva
Resumo: O presente trabalho investiga o papel do pedagogo hospitalar no suporte educacional oferecido a crianças e adolescentes em tratamento de saúde no município de Maceió–AL. A pesquisa parte do princípio de que a educação é direito de todas as crianças e adolescentes, especialmente para os que se encontram em situações de tratamento de saúde, conforme previsto na Lei nº 13.716/2018. No entanto, a efetivação desse direito em Alagoas ainda enfrenta barreiras significativas, tanto na formação inicial dos pedagogos quanto na ausência de oferta institucional do serviço. A partir da escuta da profissional que atua no atendimento educacional em um hospital público de Maceió-AL este estudo visa discutir o papel do pedagogo hospitalar como agente de cuidado, educação e promoção da aprendizagem. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, com base em análise narrativa de uma entrevista semiestruturada. A construção de categorias temáticas permitiu identificar aspectos como os caminhos de ingresso da profissional na área, a rotina de trabalho, os desafios enfrentados e os efeitos do atendimento na vida dos estudantes hospitalizados. O cenário investigado demonstra que, embora haja previsão legal, o atendimento educacional hospitalar em Maceió não é reconhecido oficialmente pelas Secretarias e Conselhos de Educação e encontra-se restrito a apenas uma unidade hospitalar. Os resultados indicam que o pedagogo hospitalar exerce papel fundamental no processo de aprendizagem e no bem-estar emocional dos estudantes em tratamento, embora enfrente obstáculos como a invisibilidade institucional, a falta de formação específica e a ausência de reconhecimento profissional. A escuta ao profissional revela que sua prática vai além do ensino de conteúdos, envolvendo adaptação metodológica, sensibilidade às condições clínicas dos estudantes e articulação com a equipe de saúde. Esta pesquisa contribui com o debate ao instigar a necessidade de que haja novos estudos sobre o tema e reforçar a importância da pedagogia hospitalar ser reconhecida no Estado como campo legítimo de atuação, com políticas públicas que assegurem sua presença em todas as unidades hospitalares.
Abstract: This study investigates the role of the hospital pedagogue in providing educational support to children and adolescents undergoing medical treatment in the municipality of Maceió, Brazil. The research is based on the understanding that education is a right of all children and adolescents, including those in health treatment, as established by Law No. 13.716/2018. However, the implementation of this right still faces significant barriers, both in the initial training of pedagogues and in the institutional structure. Based on the account of a professional in the field, the study discusses the role of the hospital pedagogue as an agent of care, attentive listening, and the promotion of learning. Their practice goes beyond content teaching, involving methodological adaptation, sensitivity to students’ clinical conditions, and articulation with the healthcare team. The local context analyzed reveals that, although legally guaranteed, hospital educational services in Maceió are still limited and consistently available in only one unit. The adopted methodology was qualitative, based on narrative analysis of a semi-structured interview. The construction of thematic categories allowed the identification of aspects such as the professional's entry into the field, daily work routine, challenges faced, and the effects of the educational support on the lives of hospitalized students. The results indicate that the hospital pedagogue plays a fundamental role in the learning process and in the emotional well being of students undergoing treatment, although challenges persist, such as institutional invisibility, lack of specific training, and limited professional recognition. The final considerations emphasize the importance of consolidating hospital pedagogy as a legitimate field of professional practice, supported by public policies that ensure its presence in all healthcare facilities.
Palavras-chave: Pedagogia hospitalar
Educação inclusiva
Humanização
Formação docente
Hospital pedagogy
Inclusive education
Humanization
Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Iris Santino dos; SENA, Jayanne Gabriela da Silva. O papel do pedagogo no suporte educacional a crianças e adolescentes no contexto hospitalar em Maceió-AL. 2025. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16928
Data do documento: 4-set-2025
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