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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16911
Tipo: | Dissertação |
Título: | Já que é pra tomar: quem tomba?” Imagens da geração tombamento e de corpos negros no instagram |
Autor(es): | Santos, Jessyka Camila Faustino dos |
Primeiro Orientador: | Martins, Silvia Aguiar Carneiro |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Martins, Fernanda Aguiar Carneiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Freitas, Elaine Tania Martins de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Maria Aparecida Batista de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Gaudencio, Jordania de Araujo Souza |
Resumo: | Nesta investigação escrevivente/etnográfica intenciono problematizar os modos como pessoas negras foram representadas imageticamente em redes sociais através de páginas voltadas ao empoderamento negro durante o movimento estético-político Geração Tombamento (2014 - 2016). Utilizo os conceitos de Patricia Hill Collins (2019) de Imagens de Controle para pontuar algumas formas como pessoas negras são historicamente retratadas e a partir das ideias de desumanização da pessoa negra trazida por Achille Mbembe (2021) e de coração-máquina de Adorno (1999) exemplifico o que acredito serem as três principais imagens de controle atuantes no Brasil: pessoas negras vistas como máquinas de vencer, máquinas de fuder e máquinas de destruição. Por fim, os relatos de três jovens negros auxiliaram na compreensão do quanto se sentiram ou não representados por essas imagens, páginas e pelo próprio movimento. Investigar como a experiência das redes sociais moldam as relações sociais e políticas dos indivíduos constitui um verdadeiro desafio, cujo caminho é apenas iniciado aqui. |
Abstract: | In this escrevivente/ethnographic investigation, I intend to problematize the ways in which black people were imagetically represented on social networks through pages focused on black empowerment during the aesthetic-political movement Geração Tombamento (2014 -2016). I use Patricia Hill Collins' (2019) concepts of Images of Control to point out some ways in which black people are historically portrayed and based on the ideas of dehumanization of the black person brought by Achille Mbembe (2021) and Adorno's heart-machine (1999 ) exemplify what I believe to be the three main images of control operating in Brazil: black people seen as winning machines, fucking machines and destruction machines. Finally, the reports of three young black people helped in understanding how represented or not they felt by these images, pages and by the movement itself. Investigating how the experience of social networks shapes individuals' social and political relationships constitutes a real challenge, the path of which is just beginning here. |
Palavras-chave: | Giberativismo Identidade negra Miscigenação Redes sociais – Jovens negros Control Images Geração Tombamento Young Blacks Social media |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social |
Citação: | SANTOS, Jessyka Camila Faustino dos. “Já que é pra tomar: quem tomba?” Imagens da geração tombamento e de corpos negros no Instagram. 2025. 109 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16911 |
Data do documento: | 30-ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS |
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