Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16860
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso da literatura brasileira no estudo geográfico da paisagem |
Autor(es): | Santos, Nathany Lituane dos |
Primeiro Orientador: | Silva, Simone Affonso da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pinto, Kinsey Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Martins, Geraldo Inárcio |
Resumo: | A presente pesquisa se baseia em um projeto interdisciplinar entre duas importantes disciplinas do currículo escolar: a Geografia e a Literatura. O objetivo é mostrar que a interdisciplinaridade é possível, desde que ocorra um planejamento prévio entre os professores envolvidos. Como problema do trabalho para ser respondido, a ideia é propor uma sequência didática para ajudar os professores na hora de usarem as obras literárias neste projeto, abordando o tema da paisagem geográfica, sobretudo com os alunos do ensino médio. Os livros trabalhados em questão são o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, e Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior, como metodologia foram utilizados o método de pesquisa de Análise de Conteúdos, e como abordagem foi utilizado a pesquisa qualitativa. Com base nos resultados desta pesquisa buscaremos apresentar estratégias de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento dos estudantes nas disciplinas de Geografia e de Literatura do ensino médio, de maneira que possa ampliar e aprofundar o estudo das paisagens geográficas. |
Abstract: | This research is based on the interdisciplinarity between two important subjects in the school curriculum: Geography and Literature. The objective is to show that interdisciplinarity is possible, as long as there is prior planning between the teachers involved. As a work problem to be answered, the idea is to propose a didactic sequence to help teachers when using literary works in classes addressing the topic of geographic landscape, especially with high school students. The books in question are Auto da Compadecida, by Ariano Suassuna, and Torto Arado, by Itamar Vieira Júnior, which is why Content Analysis was used as a research method. Based on the results of this research, we will seek to present new teaching and learning strategies for the development of students in the subjects of Geography and Literature in high school, in order to expand and deepen the study of geographic landscapes. |
Palavras-chave: | Interdisciplinaridade Ensino de Geografia Ensino de Literatura brasileira Paisagem (Geografia física) Interdisciplinarity Teaching Geography Teaching Literature Landscape (Physical Geography) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Nathany Lituane dos. O uso da literatura brasileira no estudo geográfico da paisagem. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16860 |
Data do documento: | 22-nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O uso da literatura brasileira no estudo geográfico da paisagem.pdf | 739.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.