00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16860
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso da literatura brasileira no estudo geográfico da paisagem
Autor(es): Santos, Nathany Lituane dos
Primeiro Orientador: Silva, Simone Affonso da
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Kinsey Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Geraldo Inárcio
Resumo: A presente pesquisa se baseia em um projeto interdisciplinar entre duas importantes disciplinas do currículo escolar: a Geografia e a Literatura. O objetivo é mostrar que a interdisciplinaridade é possível, desde que ocorra um planejamento prévio entre os professores envolvidos. Como problema do trabalho para ser respondido, a ideia é propor uma sequência didática para ajudar os professores na hora de usarem as obras literárias neste projeto, abordando o tema da paisagem geográfica, sobretudo com os alunos do ensino médio. Os livros trabalhados em questão são o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, e Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior, como metodologia foram utilizados o método de pesquisa de Análise de Conteúdos, e como abordagem foi utilizado a pesquisa qualitativa. Com base nos resultados desta pesquisa buscaremos apresentar estratégias de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento dos estudantes nas disciplinas de Geografia e de Literatura do ensino médio, de maneira que possa ampliar e aprofundar o estudo das paisagens geográficas.
Abstract: This research is based on the interdisciplinarity between two important subjects in the school curriculum: Geography and Literature. The objective is to show that interdisciplinarity is possible, as long as there is prior planning between the teachers involved. As a work problem to be answered, the idea is to propose a didactic sequence to help teachers when using literary works in classes addressing the topic of geographic landscape, especially with high school students. The books in question are Auto da Compadecida, by Ariano Suassuna, and Torto Arado, by Itamar Vieira Júnior, which is why Content Analysis was used as a research method. Based on the results of this research, we will seek to present new teaching and learning strategies for the development of students in the subjects of Geography and Literature in high school, in order to expand and deepen the study of geographic landscapes.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Ensino de Geografia
Ensino de Literatura brasileira
Paisagem (Geografia física)
Interdisciplinarity
Teaching Geography
Teaching Literature
Landscape (Physical Geography)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Nathany Lituane dos. O uso da literatura brasileira no estudo geográfico da paisagem. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16860
Data do documento: 22-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso da literatura brasileira no estudo geográfico da paisagem.pdf739.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.