00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Simone Affonso da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4195346473335405pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Kinsey Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5810985948735723pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Geraldo Inárcio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4670191100513451pt_BR
dc.creatorSantos, Nathany Lituane dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2622544231492086pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-01T14:06:15Z-
dc.date.available2025-08-28-
dc.date.available2025-09-01T14:06:15Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Nathany Lituane dos. O uso da literatura brasileira no estudo geográfico da paisagem. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16860-
dc.description.abstractThis research is based on the interdisciplinarity between two important subjects in the school curriculum: Geography and Literature. The objective is to show that interdisciplinarity is possible, as long as there is prior planning between the teachers involved. As a work problem to be answered, the idea is to propose a didactic sequence to help teachers when using literary works in classes addressing the topic of geographic landscape, especially with high school students. The books in question are Auto da Compadecida, by Ariano Suassuna, and Torto Arado, by Itamar Vieira Júnior, which is why Content Analysis was used as a research method. Based on the results of this research, we will seek to present new teaching and learning strategies for the development of students in the subjects of Geography and Literature in high school, in order to expand and deepen the study of geographic landscapes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEnsino de Literatura brasileirapt_BR
dc.subjectPaisagem (Geografia física)pt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectTeaching Literaturept_BR
dc.subjectLandscape (Physical Geography)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleO uso da literatura brasileira no estudo geográfico da paisagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa se baseia em um projeto interdisciplinar entre duas importantes disciplinas do currículo escolar: a Geografia e a Literatura. O objetivo é mostrar que a interdisciplinaridade é possível, desde que ocorra um planejamento prévio entre os professores envolvidos. Como problema do trabalho para ser respondido, a ideia é propor uma sequência didática para ajudar os professores na hora de usarem as obras literárias neste projeto, abordando o tema da paisagem geográfica, sobretudo com os alunos do ensino médio. Os livros trabalhados em questão são o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, e Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior, como metodologia foram utilizados o método de pesquisa de Análise de Conteúdos, e como abordagem foi utilizado a pesquisa qualitativa. Com base nos resultados desta pesquisa buscaremos apresentar estratégias de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento dos estudantes nas disciplinas de Geografia e de Literatura do ensino médio, de maneira que possa ampliar e aprofundar o estudo das paisagens geográficas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso da literatura brasileira no estudo geográfico da paisagem.pdf739.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.