Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16786
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O EU EM TELA: cinema e psicanálise como elaboração da subjetividade |
Autor(es): | Araújo, Inglid Jane de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Andrade, Cleyton Sidney de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barbosa, Edcarla Melissa de Oliveira |
Resumo: | O presente trabalho propõe um diálogo entre o cinema e a psicanálise, conforme compreende suas dimensões simbólicas e explora as semelhanças entre as duas áreas. Tendo o conceito de estádio do espelho proposto por Lacan como ponto de partida, discute-se sobre até que nível o processo da constituição do eu baseado na identificação com a imagem especular pode ser associado à relação de caráter identificatório do espectador com a tela do cinema. A partir disso, este trabalho se compromete a expor como a subjetividade do sujeito pode ser elaborada e ressignificada tanto pela constituição ficcional da projeção cinematográfica quanto pela prática psicanalítica. A experiência do sujeito na sala de cinema permite que ele seja afetado a ponto de novas percepções, emoções ou lembranças virem à tona, tal como no setting analítico. Imagem e palavra correlacionam-se e atribuem novos sentidos à percepção humana, exteriorizando no indivíduo o que até então encontrava-se oculto. |
Abstract: | This paper proposes a dialog between cinema and psychoanalysis, as it understands their symbolic dimensions and explores the similarities between the two areas. Using Lacan's concept of the mirror stage as a starting point, it discusses the extent to which the process of the constitution of the self based on identification with the mirror image can be associated with the spectator's identificatory relationship with the cinema screen. Based on this, this work undertakes to show how the subject's subjectivity can be elaborated and re-signified both by the fictional constitution of cinematographic projection and by psychoanalytic practice. The subject's experience in the movie theater allows them to be affected to the point where new perceptions, emotions or memories surface, just as in the analytical setting. Image and word correlate and give new meanings to human perception, externalizing in the individual what was hidden until then. |
Palavras-chave: | Psicanálise Cinema Linguagem Identificação Imagem Psychoanalysis Cinema Language Identification Image |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Psicologia- Bacharelado |
Citação: | ARAÚJO, Inglid Jane de Oliveira. O EU EM TELA: cinema e psicanálise como elaboração da subjetividade. 21 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16786 |
Data do documento: | 6-dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O EU EM TELA cinema e psicanálise como elaboração da subjetividade.pdf | 255.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.