00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do narrador Machadiano: Transição e instauração do grande Machado de Helena a memórias póstumas de Brás Cubas
Título(s) alternativo(s): Analysis of the Machadian narrator: Transition and establishment of the great Machado from Helena to the posthumous memories of Brás Cubas
Autor(es): Gomes, Diego de Sousa Barbosa
Primeiro Orientador: Alves, Murilo Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee1: Moreira, Fernando Otávio Fiúza
metadata.dc.contributor.referee2: Farias, José Niraldo de
Resumo: Muito são os estudos e especulações acerca do modo composicional machadiano, dessa feita este trabalho vale-se de análises de duas obras conceituadas do escritor, Helena (1876) e Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), ambas escritas em períodos diferentes, mas com os traços audaciosos e peculiares característicos do autor. Este trabalho tem como embasamento teórico principal Augusto Meyer (1902 – 1970) com sua obra De Machadinho a Brás Cubas (2006), e faz uso de outros teóricos para buscar demonstrar o tom composicional do autor, como Alfredo Bosi (1936 – 2021), Antonio Candido (1918 –2017), Lucia Miguel Pereira (1901 – 1959). Desse modo, procura demonstrar que os traços na escrita machadiana permanecem em uma linearidade pessoal, e não houve assim uma brusca mudança que possa distinguir ou dividir o seu modo de composição, permitindo a compreensão apenas de uma adequação ao período e ao leitor.
Abstract: There are many studies and speculations about Machado's compositional style, and this work draws on analyses of two of the writer's renowned works, Helena (1876) and Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), both written in different periods but with the author's bold and peculiar traits. This work is based primarily on Augusto Meyer (1902–1970) with his work De Machadinho a Brás Cubas (2006), and uses other theorists to demonstrate the author's compositional tone, such as Alfredo Bosi (1936–2021), Antonio Candido (1918–2017), and Lucia Miguel Pereira (1901–1959). In this way, it seeks to demonstrate that the features in Machado's writing remain in a personal linearity, and that there was no sudden change that could distinguish or divide his mode of composition, allowing only the understanding of an adaptation to the period and the reader.
Palavras-chave: Análise comparativa
Crítica literária
Machado de Assis
Literatura comparada
Comparative analysis
Literary criticism
Machado of Assisi
Comparative literature
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: GOMES, Diego de Sousa Barbosa. Análise do narrador Machadiano: Transição e instauração do grande Machado de Helena a memórias póstumas de Brás Cubas. 2025. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16747
Data do documento: 28-mar-2024
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