00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16747
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alves, Murilo Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9806023965641391pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Fernando Otávio Fiúza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5864336350839980pt_BR
dc.contributor.referee2Farias, José Niraldo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9806023965641391pt_BR
dc.creatorGomes, Diego de Sousa Barbosa-
dc.date.accessioned2025-08-08T20:46:29Z-
dc.date.available2025-06-02-
dc.date.available2025-08-08T20:46:29Z-
dc.date.issued2024-03-28-
dc.identifier.citationGOMES, Diego de Sousa Barbosa. Análise do narrador Machadiano: Transição e instauração do grande Machado de Helena a memórias póstumas de Brás Cubas. 2025. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16747-
dc.description.abstractThere are many studies and speculations about Machado's compositional style, and this work draws on analyses of two of the writer's renowned works, Helena (1876) and Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), both written in different periods but with the author's bold and peculiar traits. This work is based primarily on Augusto Meyer (1902–1970) with his work De Machadinho a Brás Cubas (2006), and uses other theorists to demonstrate the author's compositional tone, such as Alfredo Bosi (1936–2021), Antonio Candido (1918–2017), and Lucia Miguel Pereira (1901–1959). In this way, it seeks to demonstrate that the features in Machado's writing remain in a personal linearity, and that there was no sudden change that could distinguish or divide his mode of composition, allowing only the understanding of an adaptation to the period and the reader.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise comparativapt_BR
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.subjectMachado de Assispt_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectComparative analysispt_BR
dc.subjectLiterary criticismpt_BR
dc.subjectMachado of Assisipt_BR
dc.subjectComparative literaturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleAnálise do narrador Machadiano: Transição e instauração do grande Machado de Helena a memórias póstumas de Brás Cubaspt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the Machadian narrator: Transition and establishment of the great Machado from Helena to the posthumous memories of Brás Cubaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoMuito são os estudos e especulações acerca do modo composicional machadiano, dessa feita este trabalho vale-se de análises de duas obras conceituadas do escritor, Helena (1876) e Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), ambas escritas em períodos diferentes, mas com os traços audaciosos e peculiares característicos do autor. Este trabalho tem como embasamento teórico principal Augusto Meyer (1902 – 1970) com sua obra De Machadinho a Brás Cubas (2006), e faz uso de outros teóricos para buscar demonstrar o tom composicional do autor, como Alfredo Bosi (1936 – 2021), Antonio Candido (1918 –2017), Lucia Miguel Pereira (1901 – 1959). Desse modo, procura demonstrar que os traços na escrita machadiana permanecem em uma linearidade pessoal, e não houve assim uma brusca mudança que possa distinguir ou dividir o seu modo de composição, permitindo a compreensão apenas de uma adequação ao período e ao leitor.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.