Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16746
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Letramento de alunos do ensino médio nas práticas do estágio supervisionado |
Título(s) alternativo(s): | Literacy of high school students in supervised internship practices |
Autor(es): | Silva, Layane Soares da |
Primeiro Orientador: | Santos, Lúcia de Fátima |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Andrea da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lopes, Adna de Almeida |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar como os estudantes compreendem e realizam eventos de letramento, com base nas orientações apresentadas pelas professoras em formação inicial, ao longo das práticas de produção textual durante o Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa. A pesquisa fundamenta-se em contribuições teóricas de Kleiman (1995), Street (2014), Kleiman e Assis (2016) e Soares (2012), que discutem acerca de noções gerais dos estudos sobre letramento, além dos trabalhos de Soares (1998), Rojo (2001), Oliveira e Szundy (2014), que abordam sobre letramento escolar. Do ponto de vista metodológico, trata se de uma pesquisa de natureza etnográfica, que adota a abordagem teórico-metodológica da Linguística Aplicada. A geração dos dados foi realizada por meio de notas de campo e das produções textuais dos estudantes do Ensino Médio, nas aulas de Língua Portuguesa Ensino Médio de uma escola pública do Estado de Alagoas. Os resultados obtidos revelaram o interesse dos alunos para revisarem seus textos, visando seu engajamento com o processo de aprendizagem. A análise das diferentes versões das narrativas permitiu identificar os desafios enfrentados pelos estudantes e os avanços alcançados ao longo do processo de produção textual, assim como a criatividade dos estudantes ao abordar questões pertinentes à sociedade contemporânea. |
Abstract: | This study aims to analyze how students understand and engage in literacy events, based on the guidance provided by teachers in initial training, throughout textual production practices during the Supervised Portuguese Language Internship. The research is grounded in theoretical contributions from Kleiman (1995), Street (2014), Kleiman and Assis (2016), and Soares (2012), which discuss general notions of literacy studies, as well as the works of Soares (1998), Rojo (2001), Oliveira and Szundy (2014), which address school literacy. Methodologically, it is an ethnographic research, adopting the theoretical-methodological approach of Applied Linguistics. Data generation was conducted through field notes and textual productions of high school students in Portuguese Language classes at a public school in the State of Alagoas. The results obtained revealed students' interest in revising their texts, aiming at their engagement with the learning process. The analysis of the different versions of narratives allowed identifying the challenges faced by students and the progress achieved throughout the process of textual production, as well as the creativity of students in addressing issues pertinent to contemporary societ. |
Palavras-chave: | Letramento Estudantes Ensino médio Programas de estágio Literacy Students High school Internship programs |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Layane Soares da. Letramento de alunos do ensino médio nas práticas do estágio supervisionado. 2025. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16746 |
Data do documento: | 2-abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Letramento de alunos do ensino médio nas práticas do estágio supervisionado.pdf | 1.71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.