00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16746
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Lúcia de Fátima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3235342037177115pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Andrea da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5247883444384172pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.creatorSilva, Layane Soares da-
dc.date.accessioned2025-08-08T20:45:45Z-
dc.date.available2025-06-04-
dc.date.available2025-08-08T20:45:45Z-
dc.date.issued2024-04-02-
dc.identifier.citationSILVA, Layane Soares da. Letramento de alunos do ensino médio nas práticas do estágio supervisionado. 2025. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16746-
dc.description.abstractThis study aims to analyze how students understand and engage in literacy events, based on the guidance provided by teachers in initial training, throughout textual production practices during the Supervised Portuguese Language Internship. The research is grounded in theoretical contributions from Kleiman (1995), Street (2014), Kleiman and Assis (2016), and Soares (2012), which discuss general notions of literacy studies, as well as the works of Soares (1998), Rojo (2001), Oliveira and Szundy (2014), which address school literacy. Methodologically, it is an ethnographic research, adopting the theoretical-methodological approach of Applied Linguistics. Data generation was conducted through field notes and textual productions of high school students in Portuguese Language classes at a public school in the State of Alagoas. The results obtained revealed students' interest in revising their texts, aiming at their engagement with the learning process. The analysis of the different versions of narratives allowed identifying the challenges faced by students and the progress achieved throughout the process of textual production, as well as the creativity of students in addressing issues pertinent to contemporary societ.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectProgramas de estágiopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectInternship programspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleLetramento de alunos do ensino médio nas práticas do estágio supervisionadopt_BR
dc.title.alternativeLiteracy of high school students in supervised internship practicespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar como os estudantes compreendem e realizam eventos de letramento, com base nas orientações apresentadas pelas professoras em formação inicial, ao longo das práticas de produção textual durante o Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa. A pesquisa fundamenta-se em contribuições teóricas de Kleiman (1995), Street (2014), Kleiman e Assis (2016) e Soares (2012), que discutem acerca de noções gerais dos estudos sobre letramento, além dos trabalhos de Soares (1998), Rojo (2001), Oliveira e Szundy (2014), que abordam sobre letramento escolar. Do ponto de vista metodológico, trata se de uma pesquisa de natureza etnográfica, que adota a abordagem teórico-metodológica da Linguística Aplicada. A geração dos dados foi realizada por meio de notas de campo e das produções textuais dos estudantes do Ensino Médio, nas aulas de Língua Portuguesa Ensino Médio de uma escola pública do Estado de Alagoas. Os resultados obtidos revelaram o interesse dos alunos para revisarem seus textos, visando seu engajamento com o processo de aprendizagem. A análise das diferentes versões das narrativas permitiu identificar os desafios enfrentados pelos estudantes e os avanços alcançados ao longo do processo de produção textual, assim como a criatividade dos estudantes ao abordar questões pertinentes à sociedade contemporânea.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letramento de alunos do ensino médio nas práticas do estágio supervisionado.pdf1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.