00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16745
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gomes, Yana Liss Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5441988893925908pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6495492068805035pt_BR
dc.creatorSantos, Adriele Rocha-
dc.date.accessioned2025-08-08T20:44:59Z-
dc.date.available2025-06-04-
dc.date.available2025-08-08T20:44:59Z-
dc.date.issued2024-09-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Adriele Rocha dos. Variação, diversidade linguística e o ensino de língua portuguesa : uma análise da BNCC. 2025. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16745-
dc.description.abstractThis study presents an analysis of the National Common Core Curriculum (BNCC) document regarding the approach to linguistic variation and diversity in the teaching of Portuguese Language (PL). For that, it aimed to identify the competencies and skills related to linguistic diversity, as well as to discuss the pedagogical implications of these curricular guidelines within the scope of Portuguese Language teaching. For the theoretical framework, we utilized the assumptions of Variationist and Educational Sociolinguistics. This is a qualitative study of the documentary analysis type, conducted on the BNCC document in the area of Languages, more specifically in the part of the Portuguese Language curriculum component (for the stages of Elementary and High School education). The results indicate that the BNCC guidelines for the teaching of Portuguese Language (PL) propose important pedagogical changes by focusing on linguistic variation and diversity, grounded on the assumption that language is a dynamic phenomenon, shaped by social, historical, cultural, geographic factors. By incorporating the study of the phenomenon of linguistic variation, the BNCC guidelines encourage elementary and high school teachers to teach Portuguese language while respecting different linguistic varieties, highlighting the understanding that there is no single “correct” norm, but rather that a range of different uses of the language coexist which are legitimate and must be adapted to different situations of communication and social interaction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectDiversidade linguísticapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa- Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectCommon National Curriculum Basept_BR
dc.subjectLinguistic diversitypt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLinguistic variationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleVariação, diversidade linguística e o ensino de língua portuguesa: uma análise da BNCCpt_BR
dc.title.alternativeVariation, linguistic diversity and the teaching of Portuguese: an analysis of the BNCCpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo consiste em uma análise do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente à abordagem da variação/diversidade linguística no componente curricular Língua Portuguesa (LP). Para tanto, objetivou-se identificar as competências e as habilidades relacionadas ao fenômeno da variação linguística, bem como discutir as implicações pedagógicas das orientações curriculares para o ensino de Língua Portuguesa. Para a fundamentação teórica utilizamos os pressupostos da Sociolinguística Variacionista e Educacional. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo análise documental realizado no documento da BNCC na área de Linguagens, mais especificamente na parte do componente curricular de Língua Portuguesa (etapas do Ensino Fundamental e Ensino Médio). Os resultados encontrados indicam que as orientações da BNCC para o ensino de Língua Portuguesa (LP) propõem mudanças pedagógicas importantes ao abordar a diversidade linguística, partindo do pressuposto de que a língua é um fenômeno dinâmico, moldado por fatores sociais, históricos culturais e geográficos. Ao incorporar o estudo do fenômeno da variação linguística, o documento normativo da BNCC orienta os professores do Ensino Fundamental e Médio a ensinar a Língua Portuguesa respeitando as diferentes variedades linguísticas, enfatizando a compreensão de que não há uma única norma “correta”, mas sim que coexistem diversos usos da língua que são legítimos e devem ser adequados às diferentes situações de comunicação e interação social.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Variação, diversidade linguística e o ensino de língua portuguesa uma análise da BNCC (3).pdf782.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.