00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16735
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Vamos passear? Uma carta-grafia com a autonomia
Título(s) alternativo(s): ¿Vamos a passear? Una cartagrafia con autonomia
Autor(es): Damasceno, Maysa Lanne Vieira
Primeiro Orientador: Silveira, Marília
metadata.dc.contributor.referee1: Brito, Monique Araújo de Medeiros
Resumo: A escrita deste trabalho de conclusão de curso é construída na interface das experiências vividas na graduação durante a iniciação científica e estágio obrigatório curricular, bem como da minha entrada na rede de atenção à saúde como trabalhadora do Consultório na Rua. Um tema se fazia central quando começamos a pensar a pesquisa: o que é autonomia e quais são seus efeitos na saúde?Á medida que entramos nas experiências, que assentamos nossas perguntas em territórios, outras perguntas apareceram: o que é cuidado? Que tipo de cuidado estou produzindo? O que pode o cuidado? Como os diferentes jeitos de produzi-los interferem no mundo, na gente e em todas as pessoas envolvidas? Por onde caminha a autonomia? Sendo a escrita ato de pesquisar em si mesmo, de dar forma e densidade à pesquisa, encontramos na carta-grafia a possibilidade de destravar uma escrita-pesquisa e de contar histórias, colocando nossas questões a partir da forma como nos afetam. São quatro cartas que pensam, questionam e exploram modos de escrever, sentir, produzir cuidado e autonomia, todas guiadas pela Saúde Coletiva, pelo PesquisarCom e pelo feminino na ciência.
Abstract: RESÚMEN: La redacción de este trabajo de conclusión de curso se construye a partir de la interfaz de las experiencias vividas durante la graduación, La iniciación científica y la pasantía curricular obligatoria, además de mi ingreso en la red de atención a la salud como trabajadora en el servicio de atención a población de calle. Un tema se volvió central cuando empezamos a pensar en la investigación: ¿qué es la autonomía y cuáles son sus efectos en la salud? A medida que entramos en las experiencias, a medida que fijamos nuestras preguntas en territorios, aparecieron otras preguntas: ¿Qué es el cuidado? ¿Qué tipo de cuidado estoy produciendo? ¿Qué puede importa? ¿Cómo las diferentes formas de producirlo interfieren en el mundo, en las personas y en todas las personas involucrados? ¿Hacia dónde va la autonomía? Siendo escribir el acto de investigar en si mismo, de dar forma y densidad a la investigación, encontramos en la CARTAgrafía la posibilidad de destrabar uma escritura-investigación y de contar historias, planteando nuestras preguntas desde La forma en que nos afectan. Son cuatro cartas que piensan, cuestionan y exploran formas de escribir, sentir, producir cuidado y autonomía, todo guiado por Salud Colectiva, IngestigarCON y lo femenino en la ciencia.
Palavras-chave: Carta - Percepção
Cartagrafia
Autonomia
Cuidados
Escrita
Escribiendo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia- Bacharelado
Citação: DAMASCENO, Maysa Lanne Vieira. Vamos passear? Uma carta-grafia com a autonomia. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16735
Data do documento: 28-fev-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vamos passear Uma carta-grafia com a autonomia.pdf13.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.