Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16727
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Lúcia de Fátima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3235342037177115 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Luiz Fernando | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9782711247133672 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lopes, Adna de Almeida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4061859895008214 | pt_BR |
dc.creator | Silva, José Venicius Ramos da | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-05T21:48:22Z | - |
dc.date.available | 2025-06-04 | - |
dc.date.available | 2025-08-05T21:48:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Venicius Ramos da. A escrita de artigos de opinião no PIBID : uma abordagem Bakhtiniana. 2025. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16727 | - |
dc.description.abstract | This study aims to analyze the responsive understanding of basic education students in a ninth-grade class of the second cycle of elementary school, in writing opinion articles on various topics. For this, Bakhtinian reflections on dialogism and active-responsive understanding are adopted as theoretical foundations. We also refer to studies that discuss the teaching of the Portuguese Language from this perspective, according to Geraldi (2015) and Kleiman (2007). This is a study linked to the theoretical methodological assumptions adopted in the field of Applied Linguistics. The analyzed corpus consists of excerpts from a broad database generated during the didactic pedagogical experiences carried out by the group of the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (Pibid), from the Portuguese-Letters course of the Federal University of Alagoas, in the biennium 2021-2022. All activities were developed in a school of the municipal network of Maceió, during the pandemic period. Thus, the Pibid's work took place remotely. Based on the analyses performed, we observed that the students show signs of responsive position in the opinion articles they produced in the dialogic practices of Pibid. This suggests not only an effective internalization of the concepts of dialogism and active responsiveness, as proposed by Bakhtin, but also indicates that such practices can significantly enrich the teaching of the Portuguese Language, promoting greater engagement and critical capacity of the students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Letras(Português) - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Produção textual - Artigos | pt_BR |
dc.subject | Gênero do discurso | pt_BR |
dc.subject | Escrita de artigos | pt_BR |
dc.subject | Produção textual - Letramento | pt_BR |
dc.subject | Textual production - Articles | pt_BR |
dc.subject | Discourse genre | pt_BR |
dc.subject | Writing articles | pt_BR |
dc.subject | Textual production - Literacy | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | A escrita de artigos de opinião no PIBID: uma abordagem Bakhtiniana | pt_BR |
dc.title.alternative | Writing opinion pieces in PIBID: a Bakhtinian approach | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo analisar a compreensão responsiva de alunos da educação básica em uma turma de nono ano do segundo ciclo do ensino fundamental, na escrita de artigos de opinião sobre temas diversos. Para isso, adota-se como fundamentação teórica as reflexões bakhtinianas acerca do dialogismo e compreensão responsiva-ativa. Também recorremos a abordagens que discutem sobre o ensino de Língua Portuguesa sob essa perspectiva, como Geraldi (2015) e Kleiman (2007). Trata se de um estudo vinculado aos pressupostos teórico-metodológicos adotados na área de Linguística Aplicada. O corpus analisado constitui recortes de um amplo banco de dados gerados no decorrer das experiências didático-pedagógicas realizadas pelo grupo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do curso de Letras Português, da Universidade Federal de Alagoas, no biênio 2021-2022. Todas as atividades foram desenvolvidas em uma escola da rede municipal de Maceió, no decorrer do período de pandemia. Assim, o trabalho de atuação do Pibid ocorreu de modo remoto. Com base nas análises realizadas, observamos que os alunos apresentam indícios de compreensão responsiva nos artigos de opinião que produziram nas práticas dialógicas do Pibid. Isso sugere não apenas uma efetiva internalização dos conceitos de dialogismo e responsividade ativa, conforme proposto por Bakhtin (2003), mas também indica que tais práticas podem enriquecer significativamente o ensino de Língua Portuguesa, promovendo um maior engajamento e posição crítica dos alunos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A escrita de artigos de opinião no PIBID uma abordagem Bakhtiniana.pdf | 716.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.