00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16725
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As contribuições da literatura infantil nas práticas de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The contributions of children's literature to reading and writing practices in the early years of elementary school
Autor(es): Portela, Marcia da Silva Santos
Primeiro Orientador: Santos, Vanusia Amorim Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Maria Edileuza da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira
Resumo: Neste estudo investigou-se as contribuições da literatura infantil nas práticas de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com objetivo geral identificar as potencialidades do texto literário nas práticas de leitura e escrita nos anos iniciais da Educação Básica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-ação numa turma escola municipal de Maceió, numa abordagem qualitativa, cujos dados foram interpretados sob a perspectiva do método Análise de Conteúdo, de Bardin (2009) e base teórica fundamentada em Freire (1998), Soares (1998), Kleiman (1993), TFouni (2002), Ferreiro (2001), Cosson (2006), Rojo (2009). O ensino-aprendizagem de língua portuguesa nos anos iniciais da Educação Básica pode ser exitoso quando o texto literário infantil está presente no cotidiano escolar. Observou-se ainda a necessidade de um ambiente educacional estruturado para a realização de práticas de ensino de leitura e escrita e capacitação docente para realizar projetos consistentes que visem a formação de leitores proficientes, uma vez que se o aluno é um leitor competente, dominará a escrita.
Abstract: In this study, the contributions of children's literature to reading and writing practices in the early years of Elementary Education were investigated, with the general objective of identifying the potential of literary texts in reading and writing practices in the early years of Basic Education. To this end, action research was carried out in a municipal school class in Maceió, using a qualitative approach, whose data were interpreted from the perspective of the Content Analysis method, by Bardin (2009) and theoretical basis based on Freire (1998), Soares (1998), Kleiman (1993), TFouni (2002), Ferreiro (2001), Cosson (2006), Rojo (2009). The teaching learning of the Portuguese language in the initial years of Basic Education can be successful when children's literary texts are present in school daily life. It was also observed the need for a structured educational environment to carry out reading and writing teaching practices and teacher training to carry out consistent projects aimed at training proficient readers, since if the student is a competent reader, they will master the writing.
Palavras-chave: Literatura infantil
Leitura escrita
Textos literários- Prática
Children's literature
Written reading
Literary texts- Practice
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: PORTELA, Marcia da Silva Santos. As contribuições da literatura infantil nas práticas de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16725
Data do documento: 28-jun-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.