Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16725
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Vanusia Amorim Pereira dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0841641614487512 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Maria Edileuza da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6508544664018104 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6438536384857226 | pt_BR |
dc.creator | Portela, Marcia da Silva Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-05T21:42:45Z | - |
dc.date.available | 2025-06-03 | - |
dc.date.available | 2025-08-05T21:42:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-28 | - |
dc.identifier.citation | PORTELA, Marcia da Silva Santos. As contribuições da literatura infantil nas práticas de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16725 | - |
dc.description.abstract | In this study, the contributions of children's literature to reading and writing practices in the early years of Elementary Education were investigated, with the general objective of identifying the potential of literary texts in reading and writing practices in the early years of Basic Education. To this end, action research was carried out in a municipal school class in Maceió, using a qualitative approach, whose data were interpreted from the perspective of the Content Analysis method, by Bardin (2009) and theoretical basis based on Freire (1998), Soares (1998), Kleiman (1993), TFouni (2002), Ferreiro (2001), Cosson (2006), Rojo (2009). The teaching learning of the Portuguese language in the initial years of Basic Education can be successful when children's literary texts are present in school daily life. It was also observed the need for a structured educational environment to carry out reading and writing teaching practices and teacher training to carry out consistent projects aimed at training proficient readers, since if the student is a competent reader, they will master the writing. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Letras(Português) - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Leitura escrita | pt_BR |
dc.subject | Textos literários- Prática | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | pt_BR |
dc.subject | Written reading | pt_BR |
dc.subject | Literary texts- Practice | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | As contribuições da literatura infantil nas práticas de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | The contributions of children's literature to reading and writing practices in the early years of elementary school | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste estudo investigou-se as contribuições da literatura infantil nas práticas de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com objetivo geral identificar as potencialidades do texto literário nas práticas de leitura e escrita nos anos iniciais da Educação Básica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-ação numa turma escola municipal de Maceió, numa abordagem qualitativa, cujos dados foram interpretados sob a perspectiva do método Análise de Conteúdo, de Bardin (2009) e base teórica fundamentada em Freire (1998), Soares (1998), Kleiman (1993), TFouni (2002), Ferreiro (2001), Cosson (2006), Rojo (2009). O ensino-aprendizagem de língua portuguesa nos anos iniciais da Educação Básica pode ser exitoso quando o texto literário infantil está presente no cotidiano escolar. Observou-se ainda a necessidade de um ambiente educacional estruturado para a realização de práticas de ensino de leitura e escrita e capacitação docente para realizar projetos consistentes que visem a formação de leitores proficientes, uma vez que se o aluno é um leitor competente, dominará a escrita. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As contribuições da literatura infantil nas práticas de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.pdf | 2.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.