00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16725
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Vanusia Amorim Pereira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0841641614487512pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Maria Edileuza da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6508544664018104pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6438536384857226pt_BR
dc.creatorPortela, Marcia da Silva Santos-
dc.date.accessioned2025-08-05T21:42:45Z-
dc.date.available2025-06-03-
dc.date.available2025-08-05T21:42:45Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.citationPORTELA, Marcia da Silva Santos. As contribuições da literatura infantil nas práticas de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16725-
dc.description.abstractIn this study, the contributions of children's literature to reading and writing practices in the early years of Elementary Education were investigated, with the general objective of identifying the potential of literary texts in reading and writing practices in the early years of Basic Education. To this end, action research was carried out in a municipal school class in Maceió, using a qualitative approach, whose data were interpreted from the perspective of the Content Analysis method, by Bardin (2009) and theoretical basis based on Freire (1998), Soares (1998), Kleiman (1993), TFouni (2002), Ferreiro (2001), Cosson (2006), Rojo (2009). The teaching learning of the Portuguese language in the initial years of Basic Education can be successful when children's literary texts are present in school daily life. It was also observed the need for a structured educational environment to carry out reading and writing teaching practices and teacher training to carry out consistent projects aimed at training proficient readers, since if the student is a competent reader, they will master the writing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLeitura escritapt_BR
dc.subjectTextos literários- Práticapt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectWritten readingpt_BR
dc.subjectLiterary texts- Practicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleAs contribuições da literatura infantil nas práticas de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe contributions of children's literature to reading and writing practices in the early years of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNeste estudo investigou-se as contribuições da literatura infantil nas práticas de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com objetivo geral identificar as potencialidades do texto literário nas práticas de leitura e escrita nos anos iniciais da Educação Básica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-ação numa turma escola municipal de Maceió, numa abordagem qualitativa, cujos dados foram interpretados sob a perspectiva do método Análise de Conteúdo, de Bardin (2009) e base teórica fundamentada em Freire (1998), Soares (1998), Kleiman (1993), TFouni (2002), Ferreiro (2001), Cosson (2006), Rojo (2009). O ensino-aprendizagem de língua portuguesa nos anos iniciais da Educação Básica pode ser exitoso quando o texto literário infantil está presente no cotidiano escolar. Observou-se ainda a necessidade de um ambiente educacional estruturado para a realização de práticas de ensino de leitura e escrita e capacitação docente para realizar projetos consistentes que visem a formação de leitores proficientes, uma vez que se o aluno é um leitor competente, dominará a escrita.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.