00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16724
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os processos de ensino-aprendizagem do letramento literário no ensino público e privado na cidade de Maceió
Título(s) alternativo(s): The teaching-learning processes of literary literacy in public and private education in the city of Maceió
Autor(es): Silva, Andressa Laís Guedes da
Primeiro Orientador: Lima, Rita de Cássia Souto Maior
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Nogueira, Nedson Antônio Melo
metadata.dc.contributor.referee1: Azambuja, Kristianny Brandão Barbosa de
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Rosária Cristina Costa
Resumo: O presente artigo enquadra-se na área da linguística aplicada (Moita Lopes, 2006; Fabrício, 2006) e implicada (Souto Maior, 2023) e visa contribuir para a formação de professores/as (Pimenta, 1999), área em que há necessidade contínua de problematizações dos aprendizados, considerando que os/as professores/as, diariamente, reelaboram suas práticas para um ensino-aprendizagem mais eficaz, igualitário e democrático. A pesquisa tem como objetivo refletir sobre os discursos de professores/as de Língua Portuguesa e Literatura na perspectiva do letramento literário e as suas possíveis implicações no processo de ensino-aprendizagem de alunos/as do Ensino Médio de escolas da rede pública e da rede privada em cotejo com as discussões sobre o ensino literário propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que organiza os saberes essenciais para a formação do aluno/a durante a sua vida escolar. A pesquisa está inserida numa abordagem qualitativa (Lüdke; André, 1986), com características metodológicas etnográficas e interpretativistas dos sentidos da análise discursiva (Souto Maior, 2023). Para a coleta de dados, aplicamos um questionário direcionado a 6 professores/as da rede pública e privada de Maceió/AL. As perguntas direcionadas a esses/as docentes nos proporcionou discussões acerca da utilização do material didático, da metodologia do ensino da literatura, das escolhas das leituras para a disciplina e da importância da pluralidade de gêneros para um letramento literário efetivo e democrático que proporcione aos/às alunos/as um trabalho de escrita e leitura mais engajado. O estudo evidencia a necessidade de formar professores/as capazes de promover o letramento literário e nos faz refletir sobre a autonomia do docente de literatura em sala de aula.
Abstract: The present article falls within the area of Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006; Fabrício, 2006) and Implicated Linguistics (Souto Maior, 2023) and aims to contribute to the training of teachers (Pimenta, 1999), an area in which there is a continuous need for problematization of learning, considering that teachers daily reshape their practices for more effective, egalitarian, and democratic teaching and learning. The research aims to reflect on the discourses of Portuguese Language and Literature teachers from the perspective of literary literacy and its possible implications in the teaching and learning process of high school students in public and private schools, in comparison with the discussions on literary teaching proposed by the National Common Curricular Base (BNCC), a document that organizes essential knowledge for the formation of students during their school life. The research is embedded in a qualitative approach (Lüdke; André, 1986), with ethnographic and interpretative methodological characteristics of the meanings of discursive analysis (Souto Maior, 2023). For data collection, a questionnaire was applied to 6 teachers from public and private schools in Maceió/AL. The questions directed to these teachers provided discussions about the use of didactic materials, the methodology of literature teaching, the choices of readings for the discipline, and the importance of genre plurality for effective and democratic literary literacy that provides students with more engaged writing and reading work. The study highlights the need to train teachers capable of promoting literary literacy and makes us reflect on the autonomy of the literature teacher in the classroom.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Formação de docentes
Letramento Literário
Teaching and learning
Teacher education
Literary literacy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: SILVA, Andressa Laís Guedes da. Os processos de ensino-aprendizagem do letramento literário no ensino público e privado na cidade de Maceió. 2025. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16724
Data do documento: 2-abr-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os processos de ensino-aprendizagem do letramento literário no ensino público e privado na cidade de Maceió.pdf271.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.