Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16724
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lima, Rita de Cássia Souto Maior | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1312070903160476 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Nogueira, Nedson Antônio Melo | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7155261043138053 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Azambuja, Kristianny Brandão Barbosa de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7440201467045662 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Rosária Cristina Costa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5652254413784107 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Andressa Laís Guedes da | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-05T21:41:21Z | - |
dc.date.available | 2025-06-02 | - |
dc.date.available | 2025-08-05T21:41:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Andressa Laís Guedes da. Os processos de ensino-aprendizagem do letramento literário no ensino público e privado na cidade de Maceió. 2025. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16724 | - |
dc.description.abstract | The present article falls within the area of Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006; Fabrício, 2006) and Implicated Linguistics (Souto Maior, 2023) and aims to contribute to the training of teachers (Pimenta, 1999), an area in which there is a continuous need for problematization of learning, considering that teachers daily reshape their practices for more effective, egalitarian, and democratic teaching and learning. The research aims to reflect on the discourses of Portuguese Language and Literature teachers from the perspective of literary literacy and its possible implications in the teaching and learning process of high school students in public and private schools, in comparison with the discussions on literary teaching proposed by the National Common Curricular Base (BNCC), a document that organizes essential knowledge for the formation of students during their school life. The research is embedded in a qualitative approach (Lüdke; André, 1986), with ethnographic and interpretative methodological characteristics of the meanings of discursive analysis (Souto Maior, 2023). For data collection, a questionnaire was applied to 6 teachers from public and private schools in Maceió/AL. The questions directed to these teachers provided discussions about the use of didactic materials, the methodology of literature teaching, the choices of readings for the discipline, and the importance of genre plurality for effective and democratic literary literacy that provides students with more engaged writing and reading work. The study highlights the need to train teachers capable of promoting literary literacy and makes us reflect on the autonomy of the literature teacher in the classroom. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Letras(Português) - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação de docentes | pt_BR |
dc.subject | Letramento Literário | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | pt_BR |
dc.subject | Literary literacy | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Os processos de ensino-aprendizagem do letramento literário no ensino público e privado na cidade de Maceió | pt_BR |
dc.title.alternative | The teaching-learning processes of literary literacy in public and private education in the city of Maceió | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo enquadra-se na área da linguística aplicada (Moita Lopes, 2006; Fabrício, 2006) e implicada (Souto Maior, 2023) e visa contribuir para a formação de professores/as (Pimenta, 1999), área em que há necessidade contínua de problematizações dos aprendizados, considerando que os/as professores/as, diariamente, reelaboram suas práticas para um ensino-aprendizagem mais eficaz, igualitário e democrático. A pesquisa tem como objetivo refletir sobre os discursos de professores/as de Língua Portuguesa e Literatura na perspectiva do letramento literário e as suas possíveis implicações no processo de ensino-aprendizagem de alunos/as do Ensino Médio de escolas da rede pública e da rede privada em cotejo com as discussões sobre o ensino literário propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que organiza os saberes essenciais para a formação do aluno/a durante a sua vida escolar. A pesquisa está inserida numa abordagem qualitativa (Lüdke; André, 1986), com características metodológicas etnográficas e interpretativistas dos sentidos da análise discursiva (Souto Maior, 2023). Para a coleta de dados, aplicamos um questionário direcionado a 6 professores/as da rede pública e privada de Maceió/AL. As perguntas direcionadas a esses/as docentes nos proporcionou discussões acerca da utilização do material didático, da metodologia do ensino da literatura, das escolhas das leituras para a disciplina e da importância da pluralidade de gêneros para um letramento literário efetivo e democrático que proporcione aos/às alunos/as um trabalho de escrita e leitura mais engajado. O estudo evidencia a necessidade de formar professores/as capazes de promover o letramento literário e nos faz refletir sobre a autonomia do docente de literatura em sala de aula. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Os processos de ensino-aprendizagem do letramento literário no ensino público e privado na cidade de Maceió.pdf | 271.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.