Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16722
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Desafios no ensino da literatura nas instituições públicas e privadas de ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Challenges in teaching literature in public and private secondary education institutions |
Autor(es): | Freitas, Sueli Martins de |
Primeiro Orientador: | Farias, José Niraldo de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Eliana Kefalás |
metadata.dc.contributor.referee2: | Alves, Murilo Cavalcante |
Resumo: | Este estudo destaca os desafios enfrentados no ensino de literatura, ao mesmo tempo em que propõe soluções para superá-los. Foi realizada análise detalhada das dificuldades vivenciadas pelos professores de literatura no ensino médio, abordando questões como a falta de formação continuada, a escassez de recursos didáticos apropriados, a desmotivação dos alunos e a limitação de tempo para explorar a leitura de maneira mais aprofundada. Para aprimorar o ensino de literatura nas escolas, foram propostas soluções como a formação continuada dos professores, a integração de tecnologias educacionais, a promoção de atividades lúdicas e o reconhecimento da leitura como prática social. A formação continuada dos professores é crucial para atualizar conhecimentos e desenvolver novas estratégias de ensino; a incorporação de tecnologias educacionais, como plataformas digitais e aplicativos, pode dinamizar e tornar o ensino mais interativo; atividades lúdicas como jogos e dramatizações, podem proporcionar uma abordagem mais prazerosa e significativa para a leitura, motivando os alunos a valorizar a leitura como uma prática social que pode incentivá los a se tornarem leitores críticos e reflexivos. Para ilustrar como a literatura contribui para a formação dos estudantes, foi conduzido um estudo de caso em uma escola pública de ensino médio, durante um projeto de leitura, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar as obras literárias e expressar suas interpretações de maneiras diversas, tornando a leitura mais envolvente e significativa. Os resultados indicaram um aumento do engajamento dos alunos na leitura, além do desenvolvimento de habilidades como interpretação de texto, argumentação e criatividade. |
Abstract: | This study highlights the challenges faced in teaching literature while proposing solutions to overcome them. A detailed analysis of the difficulties experienced by high school literature teachers was conducted, addressing issues such as the lack of continuous training, the shortage of appropriate teaching resources, student demotivation, and the limited time to explore reading more deeply. To enhance literature teaching in schools, proposed solutions include continuous teacher training to update knowledge and develop new teaching strategies; the integration of educational technologies, such as digital platforms and apps, to make teaching more dynamic and interactive; playful activities like games and dramatizations to provide a more enjoyable and meaningful approach to reading, motivating students to value reading as a social practice that can encourage them to become critical and reflective readers. To illustrate how literature contributes to students' development, a case study was conducted in a public high school. During a reading project, students had the opportunity to experience literary works and express their interpretations in various ways, making reading more engaging and meaningful. The results indicated increased student engagement in reading, along with the development of skills such as text interpretation, argumentation, and creativity. |
Palavras-chave: | Ensino de literatura Literatura- Ensino médio Incentivo à leitura Teaching literature Literatura- Ensino médio Encouraging reading |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) - Licenciatura |
Citação: | FREITAS, Sueli Martins de. Desafios no ensino da literatura nas instituições públicas e privadas de ensino médio. 2025.43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16722 |
Data do documento: | 10-fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desafios no ensino da literatura nas instituições públicas e privadas de ensino médio.pdf | 494.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.