00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16722
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Farias, José Niraldo de-
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7646350542542267pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Eliana Kefalás-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7409165890861097pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Murilo Cavalcante-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9806023965641391pt_BR
dc.creatorFreitas, Sueli Martins de-
dc.date.accessioned2025-08-05T21:38:15Z-
dc.date.available2025-06-02-
dc.date.available2025-08-05T21:38:15Z-
dc.date.issued2024-02-10-
dc.identifier.citationFREITAS, Sueli Martins de. Desafios no ensino da literatura nas instituições públicas e privadas de ensino médio. 2025.43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16722-
dc.description.abstractThis study highlights the challenges faced in teaching literature while proposing solutions to overcome them. A detailed analysis of the difficulties experienced by high school literature teachers was conducted, addressing issues such as the lack of continuous training, the shortage of appropriate teaching resources, student demotivation, and the limited time to explore reading more deeply. To enhance literature teaching in schools, proposed solutions include continuous teacher training to update knowledge and develop new teaching strategies; the integration of educational technologies, such as digital platforms and apps, to make teaching more dynamic and interactive; playful activities like games and dramatizations to provide a more enjoyable and meaningful approach to reading, motivating students to value reading as a social practice that can encourage them to become critical and reflective readers. To illustrate how literature contributes to students' development, a case study was conducted in a public high school. During a reading project, students had the opportunity to experience literary works and express their interpretations in various ways, making reading more engaging and meaningful. The results indicated increased student engagement in reading, along with the development of skills such as text interpretation, argumentation, and creativity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura- Ensino médiopt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectTeaching literaturept_BR
dc.subjectLiteratura- Ensino médiopt_BR
dc.subjectEncouraging readingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleDesafios no ensino da literatura nas instituições públicas e privadas de ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeChallenges in teaching literature in public and private secondary education institutionspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo destaca os desafios enfrentados no ensino de literatura, ao mesmo tempo em que propõe soluções para superá-los. Foi realizada análise detalhada das dificuldades vivenciadas pelos professores de literatura no ensino médio, abordando questões como a falta de formação continuada, a escassez de recursos didáticos apropriados, a desmotivação dos alunos e a limitação de tempo para explorar a leitura de maneira mais aprofundada. Para aprimorar o ensino de literatura nas escolas, foram propostas soluções como a formação continuada dos professores, a integração de tecnologias educacionais, a promoção de atividades lúdicas e o reconhecimento da leitura como prática social. A formação continuada dos professores é crucial para atualizar conhecimentos e desenvolver novas estratégias de ensino; a incorporação de tecnologias educacionais, como plataformas digitais e aplicativos, pode dinamizar e tornar o ensino mais interativo; atividades lúdicas como jogos e dramatizações, podem proporcionar uma abordagem mais prazerosa e significativa para a leitura, motivando os alunos a valorizar a leitura como uma prática social que pode incentivá los a se tornarem leitores críticos e reflexivos. Para ilustrar como a literatura contribui para a formação dos estudantes, foi conduzido um estudo de caso em uma escola pública de ensino médio, durante um projeto de leitura, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar as obras literárias e expressar suas interpretações de maneiras diversas, tornando a leitura mais envolvente e significativa. Os resultados indicaram um aumento do engajamento dos alunos na leitura, além do desenvolvimento de habilidades como interpretação de texto, argumentação e criatividade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desafios no ensino da literatura nas instituições públicas e privadas de ensino médio.pdf494.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.