00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16719
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reflexões sobre a utilização de textos literários no ensino da língua inglesa no ensino médio da rede federal
Título(s) alternativo(s): Reflections on the use of literary texts in teaching English in federal high school
Autor(es): Santos, Victor Hugo Damasceno Fontes
Primeiro Orientador: Tibana, Adriana Lopes Lisboa
metadata.dc.contributor.referee1: Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da
metadata.dc.contributor.referee2: Makiyama, Simone
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a utilização de textos literários no ensino da língua inglesa como língua adicional, dentro da perspectiva do Letramento Crítico, explorando sua ligação com o letramento crítico. Tentou-se apresentar duas propostas pedagógicas de utilização de textos literários na aula de inglês. Para isso, foi feita uma pesquisa de revisão de literatura com base nos trabalhos de Cervetti, Pardales e Damico (2001), Janks (2010) e Street (1984), em letramento crítico; Duff e Marley (2003), Brumfit e Carter (1995), Lazar (2004) e Cook (2000), em o uso de textos literários na língua inglesa. Os resultados indicam que o uso da literatura junto ao letramento crítico no ensino de língua inglesa promove um aprendizado mais dinâmico, social e crítico. Conclui-se, portanto, que integrar a literatura ao letramento crítico é uma maneira eficaz de desenvolver o ensino e a aprendizagem dos estudantes, incentivando-os a se tornarem pensadores críticos e com conhecimento e opiniões mais incisivas na sociedade.
Abstract: This capstone project aims to analyze how the use of literary texts in teaching English can contribute to English language education by exploring its connection with critical literacy. Three pedagogical proposals for the use of literary texts in English classes were presented. To achieve this, a literature review was conducted based on the works of Cervetti, Pardales, and Damico (2001), Janks (2010), and Street (1984) on critical literacy; and Duff and Marley (2003), Brumfit and Carter (1995), Lazar (2004), and Cook (2000) on the use of literary texts in English language teaching. The results indicate that using literature alongside critical literacy in English language teaching promotes a more dynamic, social, and critical learning experience. It is concluded that integrating literature with critical literacy is an effective way to enhance students' teaching and learning, encouraging them to become critical thinkers with more informed and assertive opinions in society.
Palavras-chave: Texto literário
Letramento crítico
Língua inglesa
Literary text
Critical literacy
English language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Inglês) - Licenciatura
Citação: SANTOS, Victor Hugo Damasceno Fontes. Reflexões sobre a utilização de textos literários no ensino da língua inglesa no ensino médio da rede federal. 2025. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16719
Data do documento: 26-set-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.