00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16719
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tibana, Adriana Lopes Lisboa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4925917656306852pt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9738522066891266pt_BR
dc.contributor.referee2Makiyama, Simone-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9738522066891266pt_BR
dc.creatorSantos, Victor Hugo Damasceno Fontes-
dc.date.accessioned2025-08-05T21:32:30Z-
dc.date.available2025-06-09-
dc.date.available2025-08-05T21:32:30Z-
dc.date.issued2024-09-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Victor Hugo Damasceno Fontes. Reflexões sobre a utilização de textos literários no ensino da língua inglesa no ensino médio da rede federal. 2025. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16719-
dc.description.abstractThis capstone project aims to analyze how the use of literary texts in teaching English can contribute to English language education by exploring its connection with critical literacy. Three pedagogical proposals for the use of literary texts in English classes were presented. To achieve this, a literature review was conducted based on the works of Cervetti, Pardales, and Damico (2001), Janks (2010), and Street (1984) on critical literacy; and Duff and Marley (2003), Brumfit and Carter (1995), Lazar (2004), and Cook (2000) on the use of literary texts in English language teaching. The results indicate that using literature alongside critical literacy in English language teaching promotes a more dynamic, social, and critical learning experience. It is concluded that integrating literature with critical literacy is an effective way to enhance students' teaching and learning, encouraging them to become critical thinkers with more informed and assertive opinions in society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Inglês) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTexto literáriopt_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectLiterary textpt_BR
dc.subjectCritical literacypt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleReflexões sobre a utilização de textos literários no ensino da língua inglesa no ensino médio da rede federalpt_BR
dc.title.alternativeReflections on the use of literary texts in teaching English in federal high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a utilização de textos literários no ensino da língua inglesa como língua adicional, dentro da perspectiva do Letramento Crítico, explorando sua ligação com o letramento crítico. Tentou-se apresentar duas propostas pedagógicas de utilização de textos literários na aula de inglês. Para isso, foi feita uma pesquisa de revisão de literatura com base nos trabalhos de Cervetti, Pardales e Damico (2001), Janks (2010) e Street (1984), em letramento crítico; Duff e Marley (2003), Brumfit e Carter (1995), Lazar (2004) e Cook (2000), em o uso de textos literários na língua inglesa. Os resultados indicam que o uso da literatura junto ao letramento crítico no ensino de língua inglesa promove um aprendizado mais dinâmico, social e crítico. Conclui-se, portanto, que integrar a literatura ao letramento crítico é uma maneira eficaz de desenvolver o ensino e a aprendizagem dos estudantes, incentivando-os a se tornarem pensadores críticos e com conhecimento e opiniões mais incisivas na sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.